Pesquisar na ferramenta de busca ou consultar um chatbot? Eis, um…

… tema que abordo com os meus estudantes em cursos de Informática básica, quando leciono sobre o acesso a Internet e o uso dos serviços que ela oferece! Embora cada uma das opções tenham as suas vantagens e desvantagens, no geral eles entendem que a utilização de ambas as classes de serviços entregam muito mais resultados, do que optar por apenas um deles de forma exclusiva. Mas de uns tempos para cá, a linha divisória que separa ambos os serviços está ficando bem mais tênue, já que as principais empresas do mercado (Google e Microsoft) estão integrando tecnologias de IA nas suas ferramentas de busca…

“ChatGPT can now search the web in a much better way than before. You can get fast, timely answers with links to relevant web sources, which you would have previously needed to go to a search engine for. This blends the benefits of a natural language interface with the value of up-to-date sports scores, news, stock quotes, and more. ChatGPT will choose to search the web based on what you ask, or you can manually choose to search by clicking the web search icon.”

— by OpenAI.

O Google já conta com o Gemini AI e o Bing faz o uso do Copilot, para prover melhores resultados (especialmente em pesquisas baseadas em perguntas digitadas pelos usuários). E para não ficar atrás nesta disputa, a OpenAI (criadora da ferramenta ChatGPT) lançou o seu próprio mecanismo de busca: eis, o ChatGPT Search! Designada para trabalhar de forma integrada com o ChatGPT, ela oferece o melhor dos dois mundos: além de buscar informações atualizadas proveniente da Internet, o ChatGPT Search utiliza a tecnologia de IA generativa para entregar de forma direta e resumida, as informações desejadas pelos usuários! Com os tradicionais mecanismos de buscas, éramos obrigados a consultar várias páginas exibidas como resultados de busca, para encontrar as informações desejadas.

Para tornar as consultas mais sofisticadas, a OpenAI estabeleceu parcerias com provedores de notícias e dados para adicionar informações atualizadas e novos designs visuais para categorias como clima, ações, esportes, notícias e mapas: dentre elas, estão empresas como a Associated Press, a Axel Springer, a Condé Nast, a Dotdash Meredith, a Financial Times, a GEDI, a Hearst, a Le Monde, a News Corp, a Prisa (El País), o Reuters, o The Atlantic, o Time e a Vox Media! Além das suas informações serem exibidas tradicionalmente em modo texto (organizadas em tópicos, parágrafos destacados, listas numeradas e não numeradas, etc), a ferramenta também exibe imagens, gráficos, tabelas e outras estruturas de dados visuais, que facilitam bastante a interpretação das informações. E claro, ainda teremos acesso aos endereços (links) das fontes de dados, para que possamos acessar estas páginas WEB e conferi-las.

Se estão impressionados com os resultados alcançados pelo ChatGPT Search, preparem-se: a OpenAI também deixou claro que planeja continuar promovendo as melhorias necessárias para a ferramenta de pesquisa (que há alguns meses, ainda se encontrava em estágio de prototipagem), além de aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis para torná-la capaz de realizar pesquisas mais profundas e sofisticadas (como é o caso das novas técnicas de geração de dados sintéticos com OpenAI o1-preview). Inclusive, ela também tira proveito dos provedores de pesquisa de terceiros, bem como conteúdo fornecido diretamente pelos seus parceiros, para fornecer as informações que os usuários estão procurando.

Há tempos, venho utilizando mais ChatGPT para realizar algumas consultas mais direcionadas, como obter informações gerais sobre determinados tópicos, bem como instruções técnicas para o uso de determinadas aplicações, ferramentas e serviços. Ele se tornou bastante útil para mim quando passei a estudar tópicos mais técnicos como CiberSegurança, Computação em Nuvem e desenvolvimento (Python, Git/GitHub, Agile/DevOps, etc), em vista de ter obtido algumas certificações de TI nestas áreas, além de estar se preparando para tirar outras. De fato, ela é uma ferramenta incrível e por isto, me tornei um grande fã!

De vez em quando, também bato um papo com ela sobre “futilidades”… &;-D