Placa 3D intermediária com 24 GB de memória VRAM? Não caia nesta…

… cilada! Em geral, a plataforma de hardware e os principais componentes (destacando-se as CPUs e as GPUs) precisa dispor de especificações técnicas que estejam alinhadas, de acordo com a sua categoria e preço. No caso de sistemas designados para o mercado intermediário, estes componentes precisam contar com bons recursos para oferecer uma performance equilibrada, ao mesmo tempo em que se situam dentro da faixa de preço estipulada pelo mercado. Porém, alguns fabricantes adoram “inflar” determinados números, para atrair o interesse dos usuários, para fazê-los acreditar que este é um produto “diferenciado”

“The GPU rumor mill has been spinning like crazy this morning. The whole thing kicked off when Sparkle’s Bilibili account supposedly confirmed the existence of a 24GB variant of the Intel Arc B580 (via ITHome). A media manager also alluded to a potential release window between May and June. But this was short-lived as Sparkle has officially retracted these comments. Perhaps this is a move to manage fallout after a potential NDA breach? It’s hard to say for certain, but this isn’t the first time we’ve heard of a 24GB spinoff of Battlemage.”

— by Tom’s Hardware.

No caso das placas gráficas, é relativamente comum ver unidades dotadas de uma certa quantidade de memória RAM, que na maioria dos casos é desnecessária. Este, parece ser o caso da Intel Arc “BattleImage” B580: uma publicação recentemente trouxe para a discussão, os rumores sobre uma versão de 24 GB desta placa! A especulação começou quando a Sparkle (uma parceira da Intel), supostamente confirmou a existência dessa variante em sua conta no Bilibili, sugerindo um possível lançamento entre maio e junho. No entanto, a Sparkle rapidamente retirou essas declarações, o que gerou dúvidas sobre o real desenvolvimento da placa e se os comentários iniciais violaram um acordo de confidencialidade.

Apesar da retratação, documentos de envio indicaram a possível existência de uma nova Arc B580 com incríveis 24 GB. Essa versão usaria o chip BMG-G21, o mesmo do modelo padrão, mas configurado com 12 módulos de memória de 16 Gb em modo clamshell, para dobrar a capacidade de VRAM. Essa configuração sugere que a variante pode ser voltada para aplicações profissionais ou de inteligência artificial e não para jogos, estando mais alinhada à linha Arc Pro da Intel. Em termos de desempenho, não se espera que a Arc B580 de 24GB concorra diretamente com GPUs topo de linha como a Nvidia Blackwell PRO ou a AMD Radeon PRO W9000 (embora um produto com tais especificações, dê a entender que isto é possível).

No entanto, sua VRAM ampliada pode torná-la adequada para tarefas que exigem muita memória, como treinamento e inferência de IA. A estratégia da Intel parece ser oferecer uma solução econômica para cargas de trabalho profissionais específicas, aproveitando a arquitetura já existente do BMG-G21. O surgimento desses rumores e a rápida negação destacam a natureza dinâmica do mercado de placas gráficas e os desafios para confirmar produtos não anunciados. Embora a existência da Arc B580 de 24 GB ainda não tenha sido confirmada, a possibilidade está alinhada com os esforços da Intel para expandir sua presença no segmento de GPUs profissionais. Isto, se os rumores realmente estiverem certos.

Para o mercado intermediário, as placas gráficas equipadas com até mesmo 16 GB de memória VRAM, são mais que suficientes para atender as demandas de jogos atuais. Inclusive, as placas Nvidia Geforce 3060 e 4060 (concorrente direta da Arc B580) são disponibilizadas com edições que vão de 8 a 16 GB. Em muitos jogos, praticamente não há aumentos de performance entre modelos com diferentes quantidades de memória RAM, conforme podemos ver neste teste de desempenho publicado no Youtube! No entanto, pode ser que para futuros lançamentos, tais quantidades podem fazer a diferença.

Mas até lá, certamente estas GPUs já não estarão dando conta do recado… &;-D

Leave a Comment