Graças a evolução das unidades de processamento gráficos (GPUs) e suas respectivas placas de vídeo, os jogos eletrônicos nos proporcionaram incríveis cenários 3D, dotados de imagens tão realistas que fica difícil diferenciar o que é real do que é virtual! E a engine Unreal é uma das mais badaladas do mercado, a qual surgiu numa época que mesmo distante (1998), já impressionava bastante os jogadores naquela época: lembro-me como se fosse ontem do lançamento do FPS Unreal, que além de prover gráficos 3D com efeitos visuais belíssimos, também exigia bastante recursos computacionais para ser rodado pelos PCs…
“The Unreal Engine 5.4 will push some incredible visuals, but it will come at a huge performance cost, which may force most players to turn down some settings, even on the best GPUs on the market. A new video shared on YouTube by MXBenchmarkPC shows a gorgeous Industrial Factory tech demo, which was recently ported to the latest version of the game development engine by Epic. While at 1440p resolution the GPU has no trouble running the demo at around 80/90 FPS in both daytime and nighttime scenarios, an RTX 4080 is unable to hit 60 FPS at native 4K resolution.”
— by WCCFTech.
Apesar da EPIC não ter feito mais sequências para esta IP (além do Unreal II e das edições Tournament), a empresa decidiu oferecer a sua engine gráfica para os demais estúdios que queiram desenvolver jogos (e outros produtos) com ela, direcionando os seus negócios em venda de subscrições e cobrança de royalities, além de prover todas ferramentas de desenvolvimento, bem como o suporte técnico necessário. Desde então, ela tem evoluído bastante e alcançado um alto nível de qualidade gráfica, além de abraçar as inovações tecnológicas mais recentes, com destaque para as técnicas de iluminação dinâmica promovida pelo Ray-Tracing. No entanto, esta engine continua a exigir bastante recursos de hardware.
Uma demonstração intitulada “Industrial Factory Tech Demo” (que foi recentemente portada para a versão mais recente da engine gráfica), reproduz os destroços de uma fábrica industrial abandonada, de forma bem realista e com incríveis detalhes! No entanto, será necessário dispor das mais poderosas placas de vídeo do mercado para rodar esta demonstração em toda a sua glória e esplendor e mesmo assim, algumas concessões deverão ser feitas para que isto seja possível. Para se ter uma idéia das exigências impostas pela engine Unreal 5.4, uma Nvidia Geforce 4080 RTX não consegue atingir 60 FPS na resolução nativa de 4K.
Estas exigências também acabam atingindo a atual geração de consoles, a qual veio com a promessa de executar os jogos modernos na resolução de 4K a 60 FPS, algo bem difícil de se alcançar com a atual engine Unreal 5. Atualmente, o jogo que ostenta o título de “mais bonito já feito” é o “Senua’s Saga: Hellblade II”, que por sua vez está limitado a 30 FPS nos consoles Xbox Series X/S. Rodá-los a 60 FPS nos PCs desktops é até possível, mas para isto os jogadores deverão adotar resoluções menores (como Quad HD ou Full-HD) e fazer concessões na definição de qualidade gráfica, além de gastar um bom dinheiro com hardware de última geração. Ou ainda, valer-se de tecnologias de escalonamento de imagem.
Por isto, que ainda continuo preferindo jogos com gráficos cartunescos… &;-D