Por essa, nem eu esperava: a Apple irá (mesmo) lançar o iPhone 13… Mini!

Até então, em vista do provável encerramento da versão compacta da 12a. linha de iPhones, estava conformado em ter que adotar um outro modelo SE (2020) para substituir o meu dispositivo anterior. Inclusive, estava até torcendo pela possibilidade de ser aproveitada a carcaça deste memorável smartphone, para que servisse como base dos futuros iPhone SEs (tal como aconteceu com a primeira edição do SE em 2016, que utiliza a carcaça do iPhone 5/5S)…

“This year’s ‌iPhone 13‌ mini is expected to be the last 5.4-inch model that Apple will offer in its flagship lineup, owing to poor sales, according to reliable sources. Apple does not plan to introduce a 5.4-inch ‌iPhone‌ 14 mini, with the mini line ending after the ‌iPhone 13‌. According to analyst Ming-Chi Kuo, Apple in 2022 will instead offer two 6.1-inch iPhones and two 6.7-inch iPhones, so both the standard ‌iPhone‌ 14 and the ‌iPhone‌ 14 Pro will be available in those two size options.”

— by MacRumors.

Mas contrariando as minhas expectativas, a versão Mini continuará sendo disponibiliza, assim que for lançada a 13a. linha de iPhones! Tanto a Pegatron quanto a Foxconn (duas grandes fabricantes de eletrônicos de Taiwan) irão compartilhar os pedidos da Apple, para a fabricação de seus novos smartphones. Inicialmente, a Pegatron ficará responsável por toda os pedidos para os smartphones com telas LCDs de 5.4″ (Mini), embora também seja provável que vá fabricar uma parte dos modelos com telas LCDs de 6.1″.

Se por um lado, o novo iPhone Mini ainda terá uma sobrevida no mercado, por outro a expectativa é de que este seja o último aparelho da categoria, já que a partir da 14a. linha de iPhones, não teremos a versão compacta disponível. A tendência é de que sejam mantidas apenas os dispositivos com telas LCDs de 6.1″ e 6.7″, os quais corresponderão respectivamente as edições padrão e Pro. Para variar, a quantidade de iPhones Mini a ser produzidas será inicialmente reduzida, devido ao baixo volume de vendas em relação ao esperado.

Em tempo: deveria existir somente uma linha de dispositivos compactos, feitos para usuários (como eu) que preferem aparelhos com dimensões pequenas e que não abrem mão da qualidade? Na minha opinião, a edição SE e Mini ocupam o mesmo espaço no mercado, apesar da razoável diferença de preço e qualidade de construção entre eles. No entanto, o SE apresenta um grau de qualidade suficiente (mas defasado), combinado com um preço mais acessível e por isso, acaba concorrendo com o Mini e levando vantagem na disputa.

Resumindo: não teremos um futuro iPhone SE com a carcaça do Mini… &;-D