Por incrível que pareça, a ASUS irá trazer novos mini PC baseados…

… em unidades de processamento feitas pela AMD! Há alguns meses, a ASUS firmou um acordo com a Intel, para produzir os badalados PCs ultra-compactos baseados no formato NUC. Isto se deu, em vista da decisão da Intel em abandonar esta categoria de dispositivos, deixando por conta dos fabricantes interessados nestes equipamentos e seu respectivo mercado. Na minha opinião, esta foi uma decisão inteligente, pois além de possibilitar a empresa se focar em outras áreas, ela reduz a concorrência e abre espaço para os demais fabricantes, além de promover os seus processadores…

“Intel processors have always powered NUCs. However, things changed when Asus took over the NUC line from the chipmaker in 2023. The manufacturer is seemingly experimenting with AMD chips after customs filing discovered by ComputerBase (machine translated) showed an entry for a “Personal Computer mini-PC (NUC14LNS) Asus AMD Ryzen AI Max-395/W 8060S, 64 BIT”. If this is true, this will be the first NUC to feature an AMD chip, and it will come soon after Asus launches a family of five NUCs powered by an Intel processor. It won’t be its first device to use a Ryzen AI Max+ (Strix Halo) CPU, though, as it’s rumored to power the upcoming ROG Flow Z13 laptop (also listed in the customs document).”

— by Tom’s Hardware.

O que eu não esperava, é descobrir que a ASUS também irá oferecer novos mini PCs NUCs, dotados de unidades de processamento concorrentes da Intel! Com base em um registro alfandegário descoberto pelo portal alemão ComputerBase, parece que a ASUS está desenvolvendo novos equipamentos que fazem o uso das mais recentes APUs da AMD, destacando-se o poderoso Ryzen AI Max-395 (codename: Strix Halo). Esta por sua vez, irá contar com 16 núcleos baseados na arquitetura Zen 5 e rodar a 3.0 GHz, além de um TDP base de apenas 55 Watts. O seu IGP é uma Radeon 8060S, que por sua vez terá 40 unidades computacionais baseadas na arquitetura RDNA 3.5. Para complementar o pacote, ela possui 64 MB de memória cache L3.

Se estas informações forem realmente confirmadas (e tudo leva a crer que sim, já que o portal em questão descobriu até mesmo o código de registro do equipamento), este será o primeiro NUC da empresa a ser lançado com APUs AMD! Mas não será o único: a ASUS também irá lançar outros 5 novos NUCs, porém todos eles serão equipados com CPUs da Intel (o que já era de se esperar). A empresa também está se preparando para lançar o portátil ROG Flow Z13, que também irá utilizar esta poderosa APU e será designado o mercado de jogos. O seu IGP não só oferece uma excelente performance gráfica, como também supera com uma boa margem a GPU Nvidia GeForce RTX 4070, chegando a incríveis +68% de diferença.

Se na prática, as novas APUs da AMD entregar a incrível performance que elas realmente promente, fica a pergunta no ar: vale à pena investir nesta categoria de equipamentos e transformá-los consoles? Um dispositivo compacto do tamanho do NUC e relativamente potente, se encaixaria muito bem em uma estante, além de poder rodar praticamente todos os jogos disponíveis no mercado em uma definição Full-HD (embora nem sempre seja capaz de entregar a máxima qualidade gráfica). Além disso, poderíamos utilizar o sistema operacional SteamOS (ao invés do cada vez mais pesado e desajeitado Windows) e contar com a generosa biblioteca de jogos da Steam, embora muito destes títulos terão que ser rodados através da API Proton no Linux.

Infelizmente, esta idéia irá depender do preço final do dispositivo… &;-D

Leave a Comment