Antes dos consoles, a minha plataforma de jogos oficial era o PC desktop. Havia adquirido a minha primeira placa de vídeo, uma Diamond Stealth II S220 (lá no final dos anos 90), seguida das badaladas Voodoo 3 3000 e Voodoo 4 4500. Logo depois, passei a optar pelas placas ATI Radeon, adquirindo as séries 7000, 7500, 9600XT e por fim, a HD 2400XT (embora nesse meio-tempo, tenha utilizado uma Geforce FX 5200). Destas, a que fiquei mais tempo foi a 9600XT, pois na época investi um belo dinheiro em sua aquisição e curti um monte de jogos contemporâneos, ficando com ela por +3 anos…
“The ATI R300 GPUs were first introduced in 2002 and ended up spanning the legendary Radeon 9000 series through the X300/X500/X600 series. (As well, the R300 Gallium3D driver also supports through the ATI Radeon X1000 series.) While AMD’s open-source Linux developers no longer focus on this R300g driver in a long time or even the R600g driver for that matter in the rest of the pre-GCN GPUs, the community is able to make the occasional improvement to this legacy hardware support thanks to the nature of open-source.”
— by Phoronix.
Na época, era obrigado a manter uma instalação dual-boot, já que os drivers para as placas ATI Radeon eram bem precários, se comparado com os da nVidia, além da grande maioria dos jogos serem voltados para o Windows. Por isto, optei pela ATI Radeon por oferecerem uma relação custo vs benefício melhor, além de exibir uma palheta de cores mais vibrantes em 16 bits (muitos jogos rodavam mais leves nesta definição de cores). Mas a partir do momento em que migrei definitivamente para os consoles, ao mesmo tempo passei a preferir os produtos da Intel, graças aos drivers amadurecidos para as suas GPUs.
Apesar disto, acompanho o desenvolvimento de drivers livres para as GPUs da AMD/ATI, pois sempre levei em consideração, a possibilidade de retornar para a plataforma computacional da AMD. Eis a minha surpresa, ao saber que o driver R300g (responsável pelo suporte para as GPUs da série R300, que “dão vida” para as placas de série 9000) ainda é mantido pela comunidade! Embora ele seja mantido apenas para fins de legado, uma pequena parcela da comunidade ainda faz contribuições pontuais, promovendo pequenas melhorias e ajustes para o seu funcionamento, graças a filosofia do Software Livre em relação ao compartilhamento de código-fonte (todos podem partipar, se desejarem).
Neste caso, as melhorias foram voltadas para o suporte a diferentes texturas com base nas especificações da linguagem TGSI (Tungsten Graphics Shader Infrastructure), que por sua vez corrige alguns testes específicos para o framework Piglit (responsável pela qualidade dos drivers para OpenGL). Embora não seja mais possível utilizar as placas de vídeo desta série para rodar jogos modernos, elas ainda podem ser utilizadas para outras tarefas como a renderização de efeitos visuais em 3D (Compiz Fusion) ou até mesmo para a reprodução de jogos mais antigos, desde que ainda suportados. O duro será encontrar um PC desktop compatível…
Obviamente, o “fator nostalgia” também foi importante para mim publicar esta matéria. Na época, me diverti muito com jogos FPS como Counter Strike: Source, Unreal 2 e Doom 3, além de outros títulos que já não me lembro mais. Tempos depois (2008), troquei a máquina velha por um novo PC desktop (de baixo custo e com componentes de entrada), que por sua vez utilizava uma placa-mãe dotada de um slot PCI-Express, impossibilitando de usar a antiga ATI Radeon 9600XT (esta última utilizava um slot AGP). Troquei-a por uma ATI Radeon HD 2400XT e fui feliz por mais uns bons meses, até definitivamente abandonar esta platforma!
Só não tire o Windows XP, porque o outro sistema era uma b****… &;-D