Diferente dos demais mantenedores de sites de Tecnologia, que basicamente traduzem as notícias de sites do exterior e as publicam como se elas “fossem” de sua autoria (embora eles façam a citação da fonte no final, muito pouco destaque é dado para aqueles que realmente merecem), gosto de utilizar este formato de notícias comentadas. Em geral, faço uma abertura sobre o assunto (com comentários em relação a sua natureza), publico um parágrafo da notícia original (destaco a fonte na qual foi retirada) e publico a notícia propriamente dita, além de desenvolver aspectos que considero importante e por fim, concluir o assunto em questão…
“Spring 2021 marks the 25th anniversary of Tom’s Hardware. Started in 1996 by Dr. Thomas Pabst, our site has been there to provide coverage and context for all the major developments in tech from the last quarter century. We went in-depth on processors, from discovering a major Pentium III bug in 2000 to benchmarking the AMD Athlon 64 X2 to reviewing the latest Intel Rocket Lake chips today. We were there for the evolution of graphics cards, trying everything from the 3Dfx Voodoo chip to the RTX 3090.”
— by Tom’s Hardware.
Por isso, venho hoje (25/mai) enaltecer os 25 anos de existência do Tom’s Hardware, um portal de notícias que nasceu em 1996 (na época, era chamado Tom’s Guide Hardware) e foi uma grande referência (para mim), em assuntos ligados a hardware de computadores em geral, com a publicação atualizada de tabelas técnicas de processadores, placas de vídeo e demais componentes, além de excelentes reviews sobre vários produtos. Posteriormente, tivemos excelentes sites brasileiros como o FórumPCs, o Guia do Hardware e o Clube do hardware como os especialistas no ramo, mas com o passar do tempo, as informações técnicas sobre o assunto acabaram aos poucos perdendo a importância, tirando a relevância destes sites no cenário nacional. Ainda assim, o Tom’s Hardware continua de pé e apesar de diversificar o seu editorial (em vista destes “novos tempos”), ele mantém as suas origens, como marca registrada de sua história, excelência e qualidade!
Para comemorar este 1/4 de século, o Tom’s Hardware também trouxe um comparativo dos componentes de hardware de 1996 e 2021, com ênfase nas especificações técnicas (obviamente) e a sua evolução: as CPUs, as GPUs, as tecnologias de armazenamento, as memória RAM, os monitores, as fontes de alimentação e os demais periféricos (teclado e mouse), receberam uma atenção especial (dêem uma conferida)! Para mim, confesso que fiquei até emocionado (até certo ponto) ao ler esta matéria, por me trazer à tona lembranças das aventuras que tive com o meu primeiro computador pessoal, também adquirido em 1996: um PC desktop “cinza” (montado no mercado informal), dotado de uma placa-mãe de marca desconhecida, uma CPU AMD 486 DX4-100 MHz, um HD Maxtor de 1.08 GB, uma placa de vídeo Trident 9680 de 1 MB e um módulo e memória RAM de apenas 4 MB, aumentado posteriormente para 8 MB. Me diverti muito com os jogos FPS da época como DOOM, Heretic, Duke Nukem, Blood e ROTT. Posteriormente (1997), com o upgrade para um Pentium 200 MMX, 32 MB de memória RAM, HD Western Digital de 2.5 GB, leitor de CD Creative 12x e uma placa aceleradora de vídeo Diamond Stealth II com apenas 4 MB de RAM, pude então curtir jogos mais modernos como Quake e Hexen, entre outros do gênero. Bons tempos!
Como serão os próximos 25 anos? Não sei. Mas garanto que continuarei o mesmo de sempre: apaixonado por Hardware, Tecnologia & Software Livre! &;-D