Se não bastasse a dificuldade de encontrar bons mini PCs no mercado, a situação se torna ainda mais complicada quando estes equipamentos não possuem um bom projeto de refrigeração, o que acaba resultando na abreviação de sua vida útil! Para variar, a limitada capacidade de refrigeração também afeta a performance geral destas máquinas, pois além de não podermos contar com CPUs e IGPs mais poderosos (os quais geralmente tendem a esquentar mais), também impossibilita a utilização de tecnologias que aumentam a performance destes chips (overclock)…
“Cooler Master is best known for making PC accessories, usually aimed at gamers. But the company also sells some first-party gaming desktops. And Cooler master is brancing out into the mini PC space. The company is showing off a small desktop called the Cooler Master Mini X at Computex this week. It’s a mini PC with support for up to an Intel Core Ultra 7 Meteor Lake processor with Intel Arc integrated graphics. And its most unusual feature? That’d probably be its cooling system. With a name like Cooler Master, who would have guessed?”
— by Liliputing.
Mas não parece ser este, o caso do novo PC Cooler Master Mini X, apresentado na Computex 2024. O grande diferencial desta máquina está na utilização de uma liga de alumínio para a construção do seu chassi, além de utilizar uma ventoinha para a sua refrigeração ativa! Além disso, o equipamento é dotado de uma câmara de vapor proprietária, designada para auxiliar na dissipação do calor. Graças a estes artifícios, o mini PC irá contar com os processadores da Intel: o Core Ultra 5 125H (14 núcleos e TDP de 28 Watts) e o Core Ultra 7 155H (16 núcleos e TDP de 28 Watts), além de utilizar os gráficos integrados Intel Arc.
Para se ter uma idéia da sua capacidade de refrigeração, o mini PC é capaz de oferecer um aumento de performance (através da tecnologia tecnologia Intel Turbo Boost) para alcançar o TDP de 45 Watts, o que para esta classe de equipamentos é uma marca e tanto! E se porventura for necessário elevar a sua potência mais ainda, o equipamento poderá suportar o TDP de 75 Watts sem maiores problemas! E fiquem tranquilos quanto a questão do ruído: em uma demonstração feita na exposição, o sistema de exaustão sequer trabalhou em sua velocidade máxima.
Em relação as demais especificações, destacam-se a disponibilidade de 2 portas Thunderbolt 4 Type-C, 5 portas USB 3.2 Gen 2 (4x Type-A e 1x Type-C), 2 portas HDMI (2.0 e 2.1), uma porta Ethernet 2.5 Gbps e uma porta de áudio de 3.5mm. O equipamento suporta módulos de memória RAM DDR5-5600 em arranjos que vão a até 64 GB (o tipo de módulo não foi mencionado), um slot M.2 para a instalação de SSDs (compatível com o padrão NVMe), e conexão de rede sem-fio WiFi 6. Uma pena que não há menção ao suporte para as conexões BlueTooth (pois com apenas 4 portas USB tradicionais, elas certamente ficarão sobrecarregadas).
Sim, gostei muito do visual! Uma pena que não divulgaram o valor final… &;-D