… a falta de material didático não será um problema! Apesar de ser possível encontrar uma boa quantidade de livros, apostilas e outros conteúdos sobre este maravilhoso sistema na Internet, muitas vezes o excesso d materiais acaba trazendo mais dificuldades para acharmos aqueles que realmente atendem as nossas necessidades. Pior ainda, se estas buscas forem feitas em razão da necessidade de dispor de livros e apostilas que cobrem com exatidão, os tópicos das certificações de TI…
“Learning is an initiative of the Linux Professional Institute (LPI) and supports you in preparing for our Linux and open source certifications. With the Learning Materials we continuously publish free material for teachers and learners. The program Linux Professional Institute Publishing Partner (LPP) puts our cooperation with commercial and free publishing platforms on a transparent basis. You can find out more about the Learning activities and services in our FAQ. Would you like to participate in the creation of our Learning Materials? Then contact us directly!”
— by Linux Professional Institute.
No início desta semana, recebi um boletim de notícias da LPI (Linux Professional Institute), o qual trazia o anúncio da iniciativa Learning! Esta por sua vez, é basicamente uma seção de sua página oficial, a qual irá disponibilizar materiais didáticos e atividades práticas para o uso livre (em PDF), além de outros produzidos por professores e alunos. A iniciativa irá contar com a participação da Linux Professional Institute Publishing Partner (LPP) e seus parceiros, que irão colaborar com as plataformas de publicação comerciais e gratuitas de forma transparente. Para obterem maiores informações, não deixem de consultar o FAQ.
No momento, estão disponíveis 4 materiais didáticos para baixar:
- Linux Essentials (versão 1.6);
- Web Development Essentials (versão 1.0);
- LPIC-1 Exam 101 (versão 5.0);
- LPIC-1 Exam 102 (versão 5.0);
Se contabilizarmos todas páginas destes materiais, elas chegam a quase 2.000! E se não bastasse a boa quantidade de conteúdos relevantes, eles também estão alinhados com as principais certificações oferecidas pela própria LPI, além de estarem traduzidas para diversas línguas (inclusive o português). Sei que muitos devem estar se perguntando: porquê publico apenas as edições em inglês? Simples: apesar de ser uma iniciativa brasileira, grande parte da audiência deste site vem do exterior, graças em grande parter ao plugin de tradução GTranslate.
Obviamente por ser um “linuxer de carteirinha”, as minhas atenções vão para os materiais que cobrem este poderoso sistema operacional. Que novos tempos, vivemos! Pois na minha época (1999), praticamente não haviam materiais didáticos sobre o sistema (lembro-me que me virava com um caderno de anotações) e por isto, os poucos que existiam (como o “The Linux Manual”, publicado por Hugo Cisneiros) se destacaram na comunidade do Software Livre. Tempos depois, eu mesmo publiquei e mantive o “Guia do Linux Desktop”, com base na distribuição Slackware Linux. Mas aí, veio o Ubuntu e “estragou o meu barato”!
Uma pena que conteúdos em PDF não se encaixam bem no Kindle… &;-D