… conheça o COSMIC! Diferente do Windows, os sistemas GNU/Linux possuem vários ambientes gráficos à sua disposição. Dentre eles, os mais populares são o GNOME e o KDE. O GNOME promove um design simples e minimalista (baseado na filosofia “menos é mais”) e possui tema e elementos inspirados no macOS, ao passo que o KDE oferece uma gama de recursos bem maior (mais “poderoso”) e possui uma pegada mais próxima do Windows. Ambos possuem as suas vantagens e desvantagens, entregando experiências de uso bem distintas para cada tipo de usuário…
“System76 today is releasing an alpha build of Pop!_OS 24.04 that is built atop Ubuntu 24.04 LTS and making it very interesting is that it includes the alpha version of their Rust-written COSMIC desktop environment. I’ve been playing around with this Pop!_OS 24.04 alpha in advance of today’s embargo lift and it’s been working out quite well. COSMIC is an interesting Rust-based desktop environment that System76 has been developing. It’s focus is on their Pop!_OS distribution but there have been other distributions like Serpent OS expressing interest as well along with the likes of Redox OS.”
— by Phoronix.
Tão bons, que já se tornaram protagonistas de diversas discussões! 😉
Ainda assim, haveria espaço para mais uma opção de ambiente gráfico? A System76 acredita que sim! Esta empresa americana é especializada na fabricação de vários tipos de computadores compatíveis com sistemas GNU/Linux, além de manter a sua própria distribuição GNU/Linux Pop!_OS. E agora, ela lançou a versão alpha daquele que será o ambiente gráfico personalizado para o seu próprio sistema: eis, o COSMIC! Embora tenha uma aparência bastante similar a do GNOME, o novo ambiente gráfico está sendo escrito do zero, adotando a linguagem de programação Rust, com o objetivo de torná-lo mais leve e seguro.
O COSMIC se destaca por ser um ambiente que já nasceu oferecendo suporte para o Wayland de forma nativa, ao contrário dos demais ambientes que aos poucos, adicionaram o suporte necessário para lidar com este servidor gráfico. Ainda assim, ele também suporta o XWayland, uma implementação que oferece um modo de retro-compatibilidade com o antigo servidor gráfico X.org, para suportar as aplicações gráficas que ainda fazem o uso dele. Graças a estas implementações, poderemos utilizar o ambiente gráfico até mesmo com as tecnologias de gráficos híbridos da Nvidia, que por sua vez é capaz de alternar entre uma placa de vídeo dedicada de alta performance e um IGP voltado para o baixo consumo de energia.
Embora o lançamento da edição alfa ter sido bem recebida, ainda faltam alguns recursos básicos, como a capacidade de realizar as operações voltadas para copiar/colar, a qual (ainda) não funciona com os editores de texto. Além disso, mais trabalhos serão necessárias para os aspectos realacionados a configuração do ambiente em geral, destacando-se o suporte para a taxa de atualização variável (monitores). Por fim, melhorias para o gerenciador de arquivos COSMIC Files também são necessárias, bem como outros refinamentos em geral e o lançamento da edição estável está previsto para o final deste ano.
De início, confesso que o anúncio não me empolgou muito, já que teremos mais um ambiente gráfico para concorrer com outros já existentes para os sistemas Unix em geral. Por outro lado, acredito que o seu sucesso irá “forçar” a criação de aplicações e recursos que sejam independentes dos ambientes gráficos ou ainda, o estabelecimento de padrões que promovem esta independência. Na época em que utilizava o Xfce, tive que abrir mão de muitas aplicações justamente em vista da necessidade delas baixarem as bibliotecas do GNOME, para que pudessem rodar “normalmente”. Se isto irá (ou não) acontecer com o COSMIC, só o tempo dirá.
Para variar, o COSMIC também terá a sua própria biblioteca gráfica… &;-D