… de agora, ele estará disponível para o uso geral! Mas isto não significa que poderemos baixar uma imagem ISO e testá-la em uma VM, tal como fazemos com as tradicionais distribuições GNU/Linux. Conhecida previamente como CBL Mariner, o Azure Linux é o sistema oficial da Microsoft, feito para ser utilizado como sistema-base de contêineres para implementação do Azure Stack HCI, que por sua vez faz parte do Azure Kubernetes Service (AKS). Além disso, ela também provê os recursos necessários para hospedar o compositor Weston e assim, suportar as aplicações gráficas no WSLg (Windows Subsystem for Linux GUI)…
“Microsoft is today promoting the v3.0 release of Azure Linux to stable / general availability status for this Linux distribution formerly known as CBL-Mariner. Microsoft back in June released the Azure Linux 3.0 preview that upgrades from the Linux 5.15 LTS kernel to the current Linux 6.6 LTS series. Azure Linux 3.0 also pulls in new versions of OpenSSL, systemd, and other packages. Azure Linux 3.0 tightens up security further by using SELinux’s “enforcing” mode by default plus other changes.”
— by Phoronix.
Lançada no dia primeiro de abril de 2020 (e muitos, não acreditaram), o Azure Linux vem crescendo e evoluindo desde então. A edição 2.0 traz diversas atualizações, destacando-se a substituição do antigo kernel Linux LTS (5.15) para a versão atual (6.6), além de trazer os pacotes mais recentes (e estáveis) para os principais serviços como o OpenSSL e o systemd, bem como outros pacotes essenciais para o seu funcionamento. Inclusive, esta edição fará o uso do SELinux no modo “forçado” (enforcing) para promover uma maior segurança. Vale lembrar que por se tratar de um sistema minimalista (core), ele traz tão somente o essencial para dar suporte para as aplicações e os serviços de redes.
O Microsoft Azure Linux 3.0.20240727 é a versão “GA” (General Available) que se encontra disponível para o uso geral. Os usuários interessados no sistema poderão baixá-lo a partir do repositório oficial, diretamente na plataforma de hospedagem GitHub. Um detalhe interessante é que (até o momento), nenhuma nota de versão foi publicada (ainda) para trazer informações e/ou detalhes adicionais, além das atualizações de pacote e outras alterações observadas nas versões de visualização (preview release) publicadas anteriores.
Embora tenha feito alguns treinamentos para obter as habilidades necessárias para usar a plataforma de serviços “nas nuvens” Microsoft Azure (com ênfase nas certificações AZ-900 e AZ-104), confesso que devido a alguns problemas referentes a subscrição, não tive a oportunidade de explorar mais a fundo as VMs baseadas neste sistema GNU/Linux personalizado por ela. Na maioria das vezes, acabei criando mesmo apenas algumas instâncias com base no Ubuntu Linux (edição Server) e que por ser no Debian, já tenho uma certa familiaridade.
Mas um dia, vou colocar as mãos neste tal de Azure Linux! Até lá… &;-D