Preparados para uma experiência totalmente orientada pela IA?

Pois esta é a proposta da Opera, através do seu (não tão) novo navegador WEB Opera Neon! Já havia postado anteriormente o anúncio prévio da empresa, o qual destacava os recursos e as funcionalidades oferecidas, que serão possíveis somente com a integração da Inteligência Artificial. E apesar de estar ansioso para experimentar o que esta nova classe de softwares tem a oferecer, ao mesmo tempo fico receoso em ter que abrir mão das boas experiências que tenho, com os navegadores WEB “tradicionais”

“Opera is officially launching its agentic AI browser, Neon, delivering the fully integrated artificial intelligence experience the company has teased throughout 2025. It’s launching into a competitive space. Agentic AI browsers are a hot topic currently, with several other tech outfits also launching agentic browsers this year. Perplexity’s Comet, The Browser Company’s Dia, and Fellou AI Browser are all competing for screen time, each claiming to be the best. This is before ChatGPT launches its long-awaited AI-powered browser, which is sure to capture a significant market share.”

— by Make Use Of.

A Opera lançou um novo navegador WEB chamado Neon, que se destaca pela sua inteligência artificial (IA) “agêntica”. Isto significa que ele foi concebido para automatizar as tarefas online, permitindo que os utilizadores deleguem ações à IA integrada do navegador. O Neon pode realizar ações como abrir e fechar separadores, interagir com websites e executar tarefas que abrangem múltiplos sites e fontes, mantendo-as organizadas e separadas umas das outras.

Entre as principais características do Opera Neon está o “Opera Neon Do”, que é a funcionalidade que permite ao navegador executar ações de forma autónoma. Os utilizadores podem organizar os seus pedidos em “Tarefas”, que podem ser simples ou complexas. Para além disso, existem os “Cards”, que são pedidos pré-programados que podem ser personalizados e combinados para tarefas mais elaboradas. A Opera planeia também adicionar uma componente comunitária aos Cards, permitindo que os utilizadores partilhem e votem nos melhores pedidos.

O mercado de navegadores com IA é competitivo, com outras empresas como a Perplexity, The Browser Company e a Fellou AI Browser a lançarem produtos semelhantes (provavelmente, o Google e a Microsoft também irão promover iniciativas do gênero). Como já era esperado, o Opera Neon não será gratuito; ele funcionará através de um modelo de subscrição, com um custo aproximado de US$ 19.90 por mês. Atualmente, o acesso ao navegador está disponível através de uma lista de espera.

Enquanto isso, continuo navegando “por conta própria” no Firefox… &;-D