Embora o terminal (ou linha de comando) seja uma ferramenta poderosíssima para a administração de sistemas, nem todos os usuários (mesmo os mais avançados) se sentem confortáveis com ela, em vista da curva de aprendizado exigida. Além da interface pouco amigável proporcionada pela “terrível tela preta” (ao menos, a cor de fundo poderá ser redefinida), muitas ferramentas de linha de comando não possuem sintaxes claras e bem delineadas, tornando a sua utilização ainda mais complicada. Mesmo assim, ela continua sendo aplicada em diferentes contextos…
“For developers, the command line interface (CLI) isn’t just a tool; it’s home. The terminal’s efficiency, ubiquity and portability make it the go-to utility for getting work done. And as developer’s reliance on the terminal endures, so does the demand for integrated AI assistance. That’s why we’re introducing Gemini CLI, an open-source AI agent that brings the power of Gemini directly into your terminal.”
— by Google The Keyword.
Quem diria, que poderíamos até mesmo utilizar ferramentas de IA generativa via terminal? Eis, a proposta do Google através do Gemini CLI, um agente de IA gratuito e de código aberto desenvolvido para uso direto no terminal de linha de comando! Criado por Taylor Mullen e Ryan J. Salva, a ferramenta integra o poderoso modelo Gemini 2.5 Pro – com uma janela de contexto de 1 milhão de tokens – diretamente ao fluxo de trabalho dos desenvolvedores. Está disponível sob a licença Apache 2.0, permitindo total transparência, inspeção da comunidade, contribuições e extensão segura via GitHub.
O Gemini CLI vai além da programação: ele é útil para diversas tarefas como geração de conteúdo, resolução de problemas, pesquisas e até criação de mídia (por exemplo, um vídeo curto sobre as aventuras de um gato ruivo na Austrália, usando Veo e Imagen). A ferramenta inclui recursos como integração com o Google Search, suporte ao protocolo MCP (Model Context Protocol), prompts personalizados e a capacidade de executar comandos ou scripts automatizados, tornando-se um assistente versátil para uso interativo ou em scripts.
Para incentivar a adoção, o Google oferece limites generosos de uso: usuários gratuitos (com uma conta pessoal do Google) têm acesso ao Gemini 2.5 Pro com até 60 requisições por minuto e 1.000 requisições por dia sem custo. Para quem precisa de mais volume ou recursos avançados, há planos pagos disponíveis através do Google AI Studio, Vertex AI ou Gemini Code Assist. O Gemini CLI já está disponível em versão prévia e pronto para contribuições da comunidade no GitHub.
E lá vamos nós, utilizar uma ferramenta maravilhosa para futilidades… &;-D