… apesar dos serviços de streaming terem aumentado o valor das subscrições para os seus serviços e (alguns deles) adicionado opções mais em conta com a exibição de propagandas, na minha opinião eles continuam prestando excelentes serviços e por isto, vale à pena manter as suas assinaturas! No entanto, alguns clientes “fiéis” e mais antigos não só estão optando cancelar as suas subscrições, como também estão incentivando os outros a fazerem o mesmo, com base em suas experiências! Inclusive, eles apresentam até bons argumentos…
“Surely the reason Netflix is raising prices has nothing to do with it spending money on bad movies, inexplicably investing in games, or providing excessive payouts for its CEOs. Therefore, the time has come, after many years trying to defend the service, to finally log off and unsubscribe for good. There is no end to the price increases, and with nothing to stop Netflix from continuing to line the coffers of its leaders, there is no reason to think the service is now or will ever be worth it. Here’s why.”
— by Pocket-lint.
Eis, o caso de Anthony Marcusa (editor do portal Pocket-lint), que por sua vez resultou em uma publicação sobre a Netflix. Em sua opinião, embora a empresa alegue que o aumento dos preços e a adição de propagandas tenha sido feito em vista dos altos custos para a manutenção do serviço, na prática ele acredita que ela esteja apenas desejando aumentar as margens de lucro e encher os cofres dos seus líderes, partindo do princípio de que os clientes tendem a aceitar as imposições feitas por ela, sem protestar ou questionar. A seguir, ele lista uma série de motivos pelos quais o serviço também deixou a desejar, destacando-se a promoção de eventos midiáticos ruins (designados só para atrair mais assinantes para a plataforma), a falta da lealdada de empresa, a programação diversificada e ruim e outros problemas.
Para maiores informações, não deixem de consultar a publicação original.
Sendo direto, curto e grosso: discordo plenamente das suas opiniões! Que eu saiba, as empresas são fundadas para gerar lucro e obviamente, elas irão lançar a mão de diversas estratégias (nem todas éticas) para maximizar as suas margens. Quanto a “lealdade” da empresa para com os seus clientes, bem: se ainda existem indivíduos que acreditam nisso, no mínimo são ingênuos. No máximo, poderemos esperar que a empresa dedique uma atenção especial para aqueles clientes que tenham uma certa importância e/ou possa gerar mais lucro, de acordo com as suas particularidades. Pois não consigo visualizar clientes com este perfil em serviços de streaming por assinatura. Além do mais, fica difícil imaginar iniciativas voltadas para esta classe de clientes que já estão há anos na plataforma.
“Netflix tem muitos novos assinantes”, já que “os espectadores se inscreveram para eventos ao vivo e séries populares”? Qual empresa não realizaria esforços para trazer aumentar a base de clientes e consequentemente, o faturamento? Além do mais, esqueceu de considerar o fato de que muitos clientes antigos continuam assinando o serviço, justamente por causa destas novas programações! “CEOs não merecem seus enormes pagamento”? Então gostaria muito de saber que tipo de estratégia seria empregada, para manter profissionais altamente qualificados na empresa! “Blockbusters vazios ocupam espaço e dinheiro”? Eis, a realidade: as empresas entregam conteúdos que vão de encontro ao interesse do seu público-alvo, que no geral é composto por pessoas comuns (ordinárias).
Sou fã da Netflix e mesmo com todas as decisões “questionáveis” da empresa, ela continua sendo uma superpotência quando o assunto é streaming. Embora muitos usuários critiquem a falta de séries originais e de grande peso, ela compensa isto trazendo uma boa quantidade de produções que são consideradas de boa qualidade, para o público geral (diferente dos demais serviços que apesar de terem séries originais únicas, pecam pelo seus catálogos limitados). Obviamente, os mais exigentes vão questionar o nível de qualidade das produções existentes (eu mesmo sou um deles), mas em geral são minorias e por isto, não exercem muita influência. Sem contar que muitos deles, são “nutelinhas”…
E se não estiverem satisfeito, que saiam e assinem outros serviços… &;-D