Como apreciador de jogos eletrônicos (ou videogames, se preferir), uma das minhas maiores preocupações é perder o “fator momento” de um determinado título ou série de jogos de sucesso, o qual se dá em vista da combinação de uma série de fatores: a cultura da época, o estilo de jogo, a qualidade tecnológica, as expectativas, etc. Por isto, muitos jogos acabam perdendo o seu charme e apelo quando são lançados novamente sob uma remasterização, mesmo esta trazendo muitas melhorias e outras novidades, em relação ao jogo original…
“The Saints Row games are a lot of fun, but traditionally, they haven’t exactly been technical showcases. Well, that may be changing with the new Saints Row, which is trading in the cartoony look of past titles for somewhat more grounded, realistic visuals. Early footage shown last year looked solid, but the game was delayed for around a year for additional polishing, and it seems it may have paid off. Volition senior environmental artist Tim Wasson recently posted a series of Saints Row shots to his ArtStation account…”
— by WCCF Tech.
Um belo exemplo disto é o jogo Quake, o qual retornou após +25 anos, através de uma edição revitalizada. Apesar dos desenvolvedores terem a sensibilidade e o cuidado de manter intacto os elementos que consagraram o título, jogá-lo nos dias de hoje não é a mesma coisa que antigamente, dadas as nossas expectativas e exigências em relação aos novos jogos(a não ser para aqueles mais jogadores nostálgicos, que apreciaram muito a edição original). Por isto, os reboots ganharam uma importância especial, por promoverem uma reformulação do título consagrado (tornando-o moderno), ao mesmo tempo em que mantém a sua identidade!
Dentre os grandes clássicos que retornarão repaginados por um reboot, um deles será a série Saints Row! Apesar da notícia ser um pouco antiga, somente agora é que poderemos ter uma real noção de como será este novo jogo, já que Tim Wasson (artista ambiental sênior da Volition) divulgou (e removeu depois) uma série de telas capturadas das paisagens desérticas da Santo Ileso (uma cidade fictícia ambientada no sudoeste americano). As imagens impressionam pelo seu grande realismo e quantidade de detalhes, além de tirar proveito das mais recentes técnicas de iluminação (provavelmente vai exigir o suporte ao Ray Tracing).
O problema é que a utilização de gráficos com toques cartunescos, foi justamente um dos aspectos que tornou a série consagrada, além do design levemente caricato dos seus personagens! A remasterização Saint Row: The Third se tornou especial (ao menos para mim, apesar de não ter jogado), por trazer um belo equilíbrio entre o realismo e a simplicidade, além de utilizar os recursos computacionais de forma mais eficiente, tornando-o possível rodá-lo bem até mesmo em sistemas mais modestos. Porém, com a adoção de gráficos mais realistas e detalhados, será que o novo reboot irá entregar as mesmas experiências que os jogos anteriores?
Isto, só o tempo dirá. Até lá… &;-D