Projeto Coreboot também se filia a Open-Source Firmware Foundation!

Embora o Software Livre se beneficie da mútua colaboração entre programadores, graças as licenças de softwares copyleft (com destaque para a GNU GPL), muitas vezes “o tiro sai pela culatra”, em vista dos diversos forks de projetos por causa das diferenças visionárias entre os seus criadores, além das insatisfações por parte de seus usuários. No geral, estas ramificações acabam trazendo um problema muito sério para a comunidade do Software Livre: a fragmentação…

“Earlier this year the Open-Source Firmware Foundation was created to help advance open firmware development. Today the Coreboot project has officially joined the Open-Source Firmware Foundation. Founding members of the Open-Source Firmware Foundation were 9elements Cyber Security and Mullvad VPN. The Open-Source Firmware Foundation was setup as an Oregon-based, non-profit mutual benefit corporation.”

— by Phoronix.

Por isto, iniciativas que buscam unificar projetos e somar esforços para alcançar os objetivos em comuns, acabam sendo bastante apreciadas por esta comunidade! Dentre as mais recentes, está a Open Source Firmware Foundation, criada por um grupo de empresas líderes do setor de firmware de código aberto (com destaque para a 9e Cyber Security e a Mullavd VPN), vindo para promover a pesquisa e a divulgação dos benefícios da adoção da filosofia Open Source no ecossistema de firmwares, além do compartilhamento de recursos intelectuais, infraestrutura, serviços, eventos e treinamento.

Dentre os interessados que fazem parte desta fundação, está o LinuxBoot! Este projeto tem como objetivo disponibilizar uma implementação baseada no kernel do Linux, para substituir os ambientes de execução para drivers (Driver eXecution Environment) do UEFI. Após alguns meses, chegou a vez do Coreboot também fazer parte dela! Tal como o LinuxBoot, este projeto tem como objetivo estender as plataforma de firmware para obter uma experiência de inicialização extremamente rápida e segura, em computadores modernos e sistemas embarcados.

Em um período (arredondado) de apenas um ano, temos 4 diferentes entidades (duas empresas responsáveis pela fundação e dois projetos sem fins lucrativos que se associaram) trabalhando em prol dos mesmos objetivos e que além de juntarem esforços, também fortaleceram ainda mais este incrível ecossistema formado em torno do Linux & Software Livre! Como entusiasta desta filosofia e “fã de carteirinha” do Tux, não poderia estar mais satisfeito! O que mais posso dizer? Obrigado a todos os envolvidos nestes processos!

Inclusive, já estou seguindo-a nas redes sociais… &;-D