Se existe uma linguagem de programação que me conquistou (superando até mesmo C/C++), esta é Python! Desenvolvida e lançada por Guildo Van Rossum no início dos anos 90, ela é uma linguagem interpretada, de alto nível, orientada a objetos e imperativa, que conquistou uma grande base de programadores. Isto se deve a sua simplicidade, flexibilidade e clareza de código, qualidades as quais a tornam de fácil aprendizado (daí, não tem como não gostar). Atualmente, ela é uma das linguagens de programação mais populares do mundo, segundo o índice TIOBE…
“Today, I am proud to announce that PyTorch is moving to the Linux Foundation (LF) as a top-level project under the name PyTorch Foundation. The core mission of the Linux Foundation is the collaborative development of open source software. With a governing board of leaders from AMD, Amazon Web Services (AWS), Google Cloud, Meta, Microsoft Azure and NVIDIA, this model aligns with where PyTorch stands today and what it needs to travel forward.”
— by PyTorch blog.
Dada a sua grande popularidade, existem diversas bibliotecas, APIs e frameworks voltados para Python, que vão desde o desenvolvimento de aplicações diversas, passando por automação de processos, análise de dados e inteligência artificia. Neste último caso, ela é bastante utilizada para o aprendizado de máquina (Machine Learning) e por isto, conta com frameworks como TensorFlow e PyTorch. Apesar de ambas serem de código aberto, a TensorFlow é mantida pelo Google; já a PyTorch ter sido desenvolvida pela Meta (Facebook), a partir de agora ela será totalmente independente e neutra, sob a direção da Linux Foundation!
Com o suporte de grandes nomes da indústria (AMD, Amazon Web Services (AWS), Google Cloud, Meta, Microsoft Azure e NVIDIA), o objetivo desta iniciativa é tornar PyTorch um padrão aberto, através do desenvolvimento colaborativo, além de garantir que as decisões de negócios sejam tomadas de maneira transparente e aberta, por um grupo diversificado de membros que se formará em torno dela. A Linux Foundation terá uma importância fundamental neste processo, em virtude da sua experiência notável no suporte a grandes projetos de código aberto, como Kubernetes e NodeJS.
Criada há +5 anos (jan/2017), o PyTorch cresceu muito durante todo este tempo. Com mais de 2.400 colaboradores que criaram quase 154.000 projetos usando o PyTorch como base, este framework se tornou uma das principais plataformas para pesquisa de IA, bem como uso de produção comercial. E conforme ele foi crescendo, muitas empresas fizeram investimentos fundamentais em torno dele, com destaque para a Meta (Facebook) como o seu principal contribuidor. Dado o seu crescimento como um projeto de várias partes interessadas, a sua mudança para uma base de código aberto mais ampla seria apenas uma questão de tempo!
Se este é mais um motivo para aprender Python, não sei dizer… &;-D