Obviamente, a lista dos principais projetos de Software Livre (e de Código Aberto) que se destacaram durante o ano de 2024, poderá ser diferente de acordo com o ponto de vista de cada um. Para mim, um linuxer “de carteirinha” e entusiasta do Software Livre, os sistemas GNU/Linux SEMPRE irão encabeçar a minha lista todos os anos! Quanto aos demais projetos, confesso que se eu realmente estivesse estabelecido uma lista anual, ela mudaria gradualmente e softwares como o Firefox e o LibreOffice talvez não fossem mais cotados para estar nela…
“The open source movement is vast, encompassing projects begun half a lifetime ago, and those launched (or relaunched) just months ago. So as fast away the old year passes, let’s pay a visit to some of 2024’s trendiest open source projects. (…) So if there’s a message in the year 2024, maybe it’s just that the open source movement is everywhere, stretching across space and time with the inextinguishable power of a very good idea. Its influence echoes through the years gone by – and into the years yet to come – while leaving in its wake an ever-growing community of happy and satisfied users.”
— by The New Stack.
Linux, Rust, Kubernetes e FreeDOS? Eis, a lista de projetos que foram destaque em 2024, segundo David Cassel (editor do portal The New Stack), com base nas histórias publicadas pelo portal no qual, ele é um dos editores. A começar pelo Kubernetes, o seu 10º aniversário rendeu uma bela comemoração de 3 horas, no campus do Google em Mountain View, Califórnia. E de quebra, não poderia deixar de mencionar o Docker e sua importância para o projeto, assim como os benefícios que ele trouxe para a Amazon em relação a oferta de serviços “nas nuvens”.
A seguir, o Linux também teve uma grande influência para o Kubernetes, já que este último foi definido como “o Linux fornecendo uma interface e wrappers para a funcionalidade familiar do próprio Linux”, além dele ter alcançado a incrível marca de 4,55% de presença nas estações de trabalho. Parece pouco? Talvez. Mas, se tratando de um sistema considerado complexo, voltado para usuários avançados e que oferece uma flexibilidade incrível (apesar da alta curva de aprendizado), certamente estes números são promissões, especialmente se levarmos em consideração o curto espaço de tempo em que esta marca foi alcançada.
E o próprio Linux também sofreu uma grande influência positiva do Rush, uma linguagem de programação que tem como principal característica, a gestão da memória RAM de forma mais segura, além da alta performance e concorrência. Sua importância no cenário têm sido tal, que as agências de segurança americanas tem recomendado a utilização de Rush ao invés de C/C++, para o desenvolvimento de aplicações mais seguras. Greg Kroah-Hartman (desenvolvedor do kernel Linux, responsável pela árvore stable) há tempos, vem acompanhando evolução do Rush no Linux, com destaque para o aumento de drivers baseados nesta linguagem.
Por fim, “sobrou” até mesmo para o FreeDOS, que na metade deste ano comemorou 30 anos de existência! Se na época da sua fundação ele tinha uma certa importância (já que a maioria dos softwares ainda rodavam sob o MS-DOS), nos dias atuais ele basicamente se limita a rodar aplicações de legado. Sem contar ainda, uma série de outros projetos que apesar de não serem citados no título da matéria, também tiveram o seu momento: GIMP, Git/GitHub, Dillo, NetBSD, Atom e Theia IDE. Satisfeitos com esta lista? Se não, sugiro criar a sua própria lista! 😉
Uma pena que o Projeto Chromium, sequer foi mencionado… &;-D