Uma das coisas mais impressionantes no mercado de PCs para jogos, é a paixão por certos entusiastas pela Nvidia: muitos gamers e aficcionados só adquirem as placas de vídeo da empresa (além de CPUs Intel), ignorando outros produtos que apesar de não serem tão bons (no quesito performance), oferecem uma excelente relação de custo vs benefício (tanto em consumo quanto em preço)! Não raro, alguns deles curtem até mesmo “trolar” os entusiastas da AMD/ATI…
“Love ’em or loathe ’em, as a PC gamer you cannot possibly ignore Nvidia. Of the major gaming-relevant tech companies, Nvidia is without doubt one of the most influential. PC gaming would be far, far worse off without Nvidia. Nvidia is also the company with arguably the sharpest elbows in the business. It is nothing if not incredibly pushy. But here’s the thing. That corporate culture of pushiness is not only Nvidia’s most obvious flaw, but also its greatest strength. It’s two sides of the same coin.”
— by PC Gamer.
A verdade é que apesar das polêmicas e comportamentos questionáveis da empresa, a Nvidia é uma grande força no mercado das placas gráficas não só pela liderança nas vendas, como também é graças as inovações que a empresa têm proporcionado para o mundo dos PCs para jogos! Este, é o tema do artigo publicado por Jeremy Laird (editor da PC Gamer UK), o qual destaca as tecnologias para aumento de resolução (DLSS), para sincronia adaptável (G-SYNC), para iluminações realísticas (RTX) e o uso de Inteligência Artificial para propósitos gerais.
Apesar de muitas destas tecnologias terem sido recebidas inicialmente com um certo ceticismo, no geral elas foram amplamente aceitas pelo mercado de jogos e agora, são essenciais para todos os PCs que desejam rodar os jogos modernos. Porém, as abordagens agressivas da empresa em relação à concorrência e a mídia especializada, além da tomadas de decisões (e opiniões) contestáveis dos seus principais líderes, também a colocam em um patamar de aceitação pouco “favorável”! Eis, os principais motivos pelas quais, ela ainda é vista como vilã ou antipática.
Apesar de ter sempre preferido a AMD/ATI ao invés da Nvidia, as minhas escolhas se davam sempre pela excelente relação de custo vs benefício oferecido por ela. Mais a frente, a escolha pela Intel também se dá em vista da disponibilidade de drivers livres e funcionais para sistemas baseados em GNU/Linux, se comparados com os demais fabricantes. Neste aspecto, a AMD/ATI melhorou muito; já a Nvidia, ainda continua merecendo o “dedinho” mostrado por Linus Torvalds.
Até hoje, não “perdoo” a empresa por comprar e engavetar a 3dfx… &;-D