Antes de Fallout, o “maior jogo de todos os tempos” da minha vida foi Quake! Lançado em 1996, o FPS desenvolvido pela ID Software me conquistou não só pelo fato de ser um excelente jogo, mas também pelas inovações em sua época. Ele foi um dos primeiros títulos a adotar gráficos vetoriais e suportar aceleração gráfica através de placas de vídeo 3D, além de ter o código-fonte aberto posteriormente, contar com versões para Linux e suportar inúmeros MODs…
“These latest leaks have brought to light an older rumor from insider Shpeshal Ed/Nick that had previously gone mostly overlooked. He nailed the fact that a new Quake is the works with involvement from MachineGames, so the rest of what he said gains some extra credence – according to Nick, the new Quake will have both single and multiplayer components and a female lead character.”
— by WCCFTech.
Porém, os anos se passaram e os jogos evoluíram, tornando o consagrado Quake envelhecido para os padrões modernos atuais (especialmente após o surgimento dos jogos de mundo aberto). Apesar disso, também torcia para que um dia fosse feita uma nova reimaginação deste clássico, tal como aconteceu com o consagrado DOOM. E minhas orações foram atendidas! Ontem (12/ago) a QuakeCon 2021 foi apresentada e, apesar dela ter surgido para celebrar e promover o jogo Quake (daí o nome), há tempos este grande clássico não era mencionado.
“Let’s talk Quake”, um dos eventos a ser apresentado na próxima 5a. feira (19/ago), deixou vazar o retorno de Quake, conforme a exibição da agenda das programações da QuakeCon. John Linneman (Digital Foundry) e Jerk Gustafsson (Machine Games) serão os palestrantes do evento e irão realizar discussões sobre o jogo em questão, que por sua vez estará sob a batuta da Machine Games (a mesma que desenvolveu os jogos mais recentes da série Wolfenstein). A expectativa gira em torno do novo jogo ser baseado em uma protagonista feminina, além de combinar os modos single-player e multi-player.
Sim, os meus olhos brilharam! Quake foi o ÚNICO jogo em que paguei o altíssimo valor de lançamento (na época, me custou R$ 60,00 e o adquiri para jogar com uma placa de vídeo 3D, que também havia comprado no mesmo dia) e provavelmente foi o título que mais joguei na minha vida! Mas como disse, os jogos modernos acabaram aos poucos, tirando o meu entusiasmo por este clássico. Até cheguei a reservar algumas horas para curtir a DLC DOPA (“Dimension of the Past”, lançada em comemoração aos 20 anos de Quake), mas tão logo que concluí a extensão, este grande clássico foi largado de lado novamente.
Momentos depois, a Bethesda removeu o anúncio em questão… &;-D