Qualcomm está buscando arquitetos de chips para desenvolver soluções…

… de datacenter para projetos de servidores de referência, baseados na arquitetura dos seus poderosos SoCs Snapdragon! Apesar dela ainda estar em litígio com a ARM por questões relacionadas a licenças de propriedade intelectual (em vista da recente aquisição da Nuvia), a Qualcomm continua trabalhando firme para expandir o seu portifólio de produtos (baseados na linha de SoCs Snapdragon), para outros mercados: o de servidores para datacenters. Para isto, ela está buscando arquitetos de chips no mercado…

“Qualcomm is assembling a team of developers to design server processors for the data center. Evidence of this comes via a vacancy posted on the company’s own website (noticed by Longhorn). The company is looking for a server system-on-chip (SoC) security architect, and the details of the listing outline that the company is developing reference platforms based on Qualcomm’s Snapdragon SoC, delivering a comprehensive solution that includes hardware, software, reference designs, user guides, SDKs, and more.”

— by Tom’s Hardware.

A Qualcomm publicou um anúncio de empregos em sua conta do LinkedIn, para preencher a vaga de arquiteto de segurança de sistema em chip (SoCs) para servidor, o qual fará parte de uma equipe designada para desenvolver plataformas de referência baseadas no Snapdragon SoC da Qualcomm. E seus trabalhos não se limitarão apenas ao design destes badalados chips, mas também “uma solução abrangente que inclui hardware, software, designs de referência, guias do usuário, SDKs e outros”. Enfim: todo o pacote incluso! Obviamente, a empresa irá utilizar as CPUs de alta performance e eficiência energética, projetados pela Nuvia, empresa a qual ela havia adquirido há algum tempo.

A Qualcomm já desenvolvia e fabricava CPUs ARM designadas para datacenters, mas como elas não tiveram sucesso, foram simplesmente descontinuadas. Porém, em vista dos excelentes resultados obtidos pela Amazon através dos processadores Graviton (utilizados em sua plataforma de serviços AWS), a empresa resolveu investir novamente nesta linha de produtos, já que o mercado também vem se mostrando mais aberto para os participantes mais inovadores. Vale lembrar que este é um segmento que ainda é dominado pelas soluções baseadas em set de instruções x86, como é o caso dos processadores Intel Xeon e AMD EPYC.

Para finalizar, o anúncio de trabalho publicado é algo realmente “inspirador”! “Se você possui um profundo conhecimento da arquitetura de segurança de hardware e é apaixonado por arquitetar e projetar SoCs complexos em nós de processo avançados, ficaríamos felizes em ouvir de você. Esta função crítica envolve arquitetar o sistema de segurança de próxima geração e a infraestrutura de hardware, colaborando com outros arquitetos de plataforma para otimizar a eficiência geral de energia, desempenho, área (PPA) e a garantia de segurança, ao mesmo tempo em que garante a conformidade com os padrões da indústria.”

Se já não bastasse a onipresença dos SoCs ARM em dispositivos móveis e as iniciativas da própria Qualcomm e outras empresas para trazer estações de trabalho dotadas destas unidades, agora a Intel e a AMD terá a concorrência da Qualcomm para o segmento dos servidores! Então, poderemos concluir que o set de instruções ARM venceu o x86, pela disputa da supremacia no mercado? Na minha opinião, acredito que sim! Aos poucos, a ARM vem conquistando o seu espaço em mercados que há alguns anos, era algo imossível de imaginar! CPUs ARM rivalizando com CPUs x86 em termos de desempenho, nem sequer era algo cogitado.

Uma pena que projetar e desenvolver chips, não é a minha especialidade… &;-D