Qualcomm lançará novo SoC para competir com o Apple M1?

Será que teremos mais um sério concorrente para o poderoso SoC ARM Apple M1? Embora tenhamos alguns SoCs baseados na arquitetura ARM interessantes, como o Samsung Exynos 2100, o MediaTek Dimensity 1000+ e até mesmo o Qualcomm Snapdragon 888, estes chips são designados para o mercado de portáteis como os tablets e smartphones, o que os impedem de oferecer maior performance, em vista das limitações energéticas e refrigeração. Mas, em se tratando de PCs desktops e notebooks, os quais precisam rodar o Windows 10…

“Windows 10 on Arm is off to a relatively slow start, but the hope is that PCs using Qualcomm’s Snapdragon-based SoCs will eventually grow to account for a healthy portion of the market that is now dominated by Intel and AMD processors. Currently, most Windows 10 on Arm devices are powered by Qualcomm’s Snapdragon 8cx or 8cx Gen 2 SoC. However, Qualcomm is of course working on a successor, which is reportedly being developed under the internal name SC8280.”

— by Hot Hardware.

Presume-se de que o novo SoC em questão seja baseado no Snapdragon 888, que por sua vez também adota um arranjo de três núcleos heterogêneos, tal como o Samsung Exynos: um núcleo Cortex-X1, três núcleos Cortex-A78 e quatro núcleos Cortex-A55 (no momento, ainda não temos os valores de clocks); porém, existe a expectativa de que ele receba otimizações para aumentar o seu poder computacional, embora isto também afete a autonomia e a refrigeração (ainda assim, manterá valores bem abaixos, tal como o próprio SoC Apple M1).

O novo SoC da Qualcomm também poderá vir com até 8 GB de memória RAM LPDDR5 ou com até 32 GB de memória RAM LPDDR4x. Também existe a possibilidade de dispormos de duas versões do chip para propósitos distintos, de acordo com a necessidade de poder computacional, o que consequentemente aumentará a quantidade de núcleos ARM disponíveis no SoC (tal como a própria Apple pretende fazer para os seus futuros SoCs M1x). Por fim, o fabricante também irá integrar um modem dedicado 5G, eliminando a necessidade de uso de chip de terceiros.

Este novo SoC será suportado pela versão do sistema operacional Windows 10, que no momento está sendo desenvolvido e otimizado para rodar sob a arquitetura ARM. Então, será que em um futuro não muito distante, passaremos a ter a dobradinha Microsoft/Qualcomm para a arquitetura ARM, assim como nós já tivemos a Microsoft/Intel para a arquitetura x86, durante estes últimos anos? Ou ainda, os tablets conversíveis da linha Surface se tornarão um sério concorrente para os MacBook Air ou até mesmo para o iPad?

Pelo visto, quanto mais tempo eu adiar a troca do meu PC desktop… &;-D