Há alguns dias, havia publicado uma notícia sobre o SoC ARM MediaTek Dimensity 9000, o qual veio ao mundo para rivalizar com a Qualcomm e os seus SoCs Snapdragon, com destaque para o poderoso Snapdragon 8 Gen 1. Apesar de ambos terem basicamente as mesmas CPUs (1x Cortex-X2, 3x Cortex-A710 e 4x Cortex A-510, todos baseados no novo set de instruções ARMv9), o SoC da Qualcomm supera o SoC da MediaTek em praticamente todos os testes feitos, com uma margem de diferença de até 25%…
“Qualcomm introduced the Snapdragon 8 Gen 1 last December, and with its help pushed the boundaries of mobile performance a little further. This is the very first processor for Androidwho is able to cross the mythical limit of 1 million points in AnTuT and he is really a beast. But now she has lost her head and is being replaced by a new version. As Qualcomm promised, he did. He introduced a new top chipset for the rest of this year and named it Snapdragon 8+ Gen 1.”
— by Tek Deeps.
Se as coisas já não estavam boas para a MediaTek, agora é que elas vão ficar ainda pior: a Qualcomm lançou recentemente uma atualização do seu já consagrado SoC, sob a denominação Snapdragon 8+ Gen 1! Apesar de ser bastante similar ao anterior (inclusive na litografia de 4nm), o novo SoC passou a ser fabricado pela TSCM, além de receber algumas otimizações para extrair um maior desempenho. Na prática, ele oferece +10% em termos de performance em processamento geral, +20% do processamento de IA, além de +30% no consumo de energia, se comparado com o “antigo” Snapdragon 8 Gen 1 (lançado em dez/21). Inclusive, ele conseguiu superar a pontuação mítica de 1 milhão no benchmark do AnTuTu, a qual inclusive foi o único teste em que o MediaTek Dimensity 9000 o superava!
A sua principal CPU – o ARM Cortex-X2 – teve a sua velocidade aumentada de 3.0 para 3.2 GHz, resultando em um aumento na casa dos 10%. O mesmo também se deu para a sua GPU Qualcomm Adreno, apesar dos valores de frequência não terem sido informados. Por fim, este novo SoC também integra outras tecnologias de ponta, como o suporte para as memórias RAM LPDDR5 a 3.200 MHz; APIs OpenGL ES 3.2, OpenCL 2.0 FP e Vulkan 1.1; tecnologias de conexão sem-fio Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3; e suporte para as conexões USB-C e USB 3.1. Tal como o SoC anterior, o novo Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1 também suporta o sistema de carregamento Quick Charge 5.0, prometendo uma carga de 50% da bateria em apenas 5 minutos!
Tão poderoso (e com certeza também será muito midiático), que o novo SoC será utilizado por um grande número de fabricantes de smartphones, a saber: Asus Rog, Black Shark, Honor, iQOO, Lenovo, Motorola, Nubia, OnePlus, Oppo, Osom, Realme, RedMagic, Redmi, Vivo, Xiaomi e ZTE. Inclusive, também não me surpreenderia se estes players lançassem edições premium de seus produtos com este SoC, deixando as linhas inferiores equipadas com o SoC da MediaTek como alternativa mais em conta. Talvez não: a Qualcomm também lançou recentemento o SoC Snapdragon 7 Gen 1, justamente para entrar forte neste mercado intermediário! Como podem ver, a tendência é que a MediaTek fique bem “entrincheirada” nessa disputa!
Torço para que a MediaTek encontre uma saída. Senão… &;-D