As novas CPUs ARM Cortex-X se tornarão (na minha opinião) uma grande dor de cabeça para a Intel e AMD, já que estas unidades conseguem equilibrar a performance e o baixo consumo, tornando-se excelentes opções para dispositivos ultra-portáteis que seja capazes de executar tarefas complexas, ao mesmo tempo em que se mantém uma boa autonomia. Por isto, os SoCs da Qualcomm e MediaTek também passaram a receber uma atenção especial, por parte da mídia especializada…
“We have no official date so far confirming the arrival of the new chip, but Qualcomm has established a pretty regular release schedule over the past few years, so we think it’s highly likely that the Snapdragon 8 Gen 3 will be released in November or December 2023. This would be in keeping with all of the Snapdragon 8 mobile processors, which made their debuts around the same time: Snapdragon 8 Gen 1 (dez/2021) and Snapdragon 8 Gen 2 (nov/2022)…”
— by Tech Advisor.
Se o SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 (lançado em dez/2021) causou uma boa impressão e a atualização seguinte (nov/2022) levantou ainda mais o ânimo dos entusiastas em vista das suas melhorias pontuais, o que esperar da próxima geração? Embora ainda não haja uma confirmação oficial, o futuro Gen 3 poderá ser lançado em outubro deste ano, se for mantida a regularidade de 11 meses entre os lançamentos já feitos. E mesmo que ele também ofereça apenas algumas melhorias pontuais, convenhamos: será um lançamento e tanto!
No momento, não há nenhuma informação divulgada sobre as suas especificações técnicas, embora este novo SoC usará a litografia de 3nm da TSMC, que por sua vez proporcionará uma melhora em até 35% na eficiência energética (sem contar as melhorias já feitas para as suas CPUs e GPUs). Por fim, o modem Snapdragon X75 5G também será integrado e possibilitará usar os canais situados nas sub-faixas de 6 GHz, alcançando assim velocidades de tráfego incríveis.
PS.: não confundir com o SoC Qualcomm Snapdragon 8cx Gen 3, que por sua vez é designado para o dispositivos ultra-portáteis e conta com 4 CPUs ARM Cortex-X1 (voltadas para a altíssima performance em detrimento do consumo energético), além das 4 CPUs ARM Cortex-A78 (que apesar de oferecerem alta performance, também se “preocupa” com o bom consumo energético). Este SoC por sua vez, já foi lançado há 2 anos e também promete revolucionar este segmento de mercado!
Resumindo: ambos são dois “cães chupando manga”… &;-D