Mas para adquirir uma belezinha dessas, os interessados vão ter que “tirar o escorpião do bolso”, já que o novo mini PC da Qualcomm não irá sair por menos de US$ 899.00! No entanto, devemos levar em consideração que não estamos levando um produto qualquer, mas sim um equipamento que foi projetado para oferecer uma performance computacional sem precedentes, já que foi concebido para superar os sistemas dotados de SoCs e processadores mais poderosos do mercado…
“In an interesting turn of events, the first device boasting the highest-end version of Qualcomm’s Snapdragon X Elite chipset isn’t even a laptop. It’s a Mini PC in the form of an official Dev Kit, which undercuts (or at least matches) the price of even the lower-end Snapdragon X Plus laptops, and it’s set for a full launch on August 23rd, though it’s also already available for pre-order on Arrow.com for just $899 USD.”
— by Tom’s Hardware.
Eis, as especificações técnicas do Snapdragon Dev Kit:
- SoC: Qualcomm Snapdragon X Elite X-1E-00-1DE;
- CPU: Qualcomm Oryon com 12 núcleos a 3.8 GHz e memória cache de 42 MB;
- GPU: Qualcomm Adreno GPU capaz de processar até 4,6 Teraflops;
- NPU: Qualcomm Hexagon NPU capaz de processar até 45 TOPS;
- Memória RAM: 32 GB LPDDR5X RAM;
- Armazenamento: 512 GB NVMe SSD;
- Conexões de E/S: 3 portas USB4 Tipo C (1 frontal), 2 portas USB 3.2 Tipo A; 1 porta Ethernet; 1 porta HDMI; 1 porta de áudio de 3,5mm;
- Tamanho: 199 mm x 175 mm x 35 mm, ou 8 x 7 x 1,3 polegadas;
- Peso: 970 gramas, ou aproximadamente 2,1 lbs.
- Sistema operacional: Microsoft Windows 11.
Além disso, o novo mini PC é direcionado para os desenvolvedores de softwares, que necessitam criar aplicações para o sistema operacional Windows, designadas para rodar em plataformas baseadas em SoCs ARM. Há tempos, a Microsoft vem fazendo investimentos para tornar o Windows, um ótimo sistema operacional para os sistemas dotados de SoCs ARM e a Qualcomm tem promovido o desenvolvimento de chips capazes de rivalizar com os produtos da Intel e da Apple, resultando no lançamento do Snapdragon Elite X. Por isto, existe uma grande expectativa em relação aos novos notebooks recém-lançados com esta “combinação”!
Para o uso geral, esta máquina possui poder de processamento de sobra para lidar com as exigências de recursos computacionais do sistema operacional Windows, além das aplicações e serviços que rodam sobre ele, embora não seja mencionado se tais aplicações são nativas (compiladas para ARM) ou emuladas (tal como a Apple faz para suportar softwares x86 nos novos SoCs da série M). Já em relação aos jogos, esqueça: além do IGP não oferecer os recursos computacionais necessários para lidar com os jogos modernos, a emulação dos jogos (também compilados para x86) também acarretará na degradação da sua performance.
Queria muito ter um PC deste! Mas somente se ele suportar o dual-boot… &;-D