Muitos jogos de mundo aberto são realmente gigantescos, se considerarmos o tamanho do mapa e todos os elementos que são usados, para construir os inúmeros ambientes que serão o palco de suas histórias, narrativas e eventos, bem como ma série de itens a serem apresentados! Mas infelizmente, bastará algumas boas horas de jogo para nos dar conta de sua repetitividade, além da indesejada sensação de déjà-vu, em vista da reutilização destes mesmos elementos…
“The Elder Scrolls 5: Skyrim offers you an absolutely massive world. Of course, this world is not empty, and is filled with many things that will either result in your inventory being filled with garbage, or things that you just can’t bear to get rid of. You can’t fit all the items of Skyrim into your inventory because, simply put, there are just too many of them. The logical choice is just to shove it off onto your companions (or hide it in a chest as soon as you can), but, eventually, you have to wonder just how many items are in Skyrim.”
— by The Gamer.
No entanto, alguns jogos se destacam justamente pela qualidade e feição, em vista da adição de uma incrível quantidade de conteúdos. Entre eles, está o RPG “The Elder Scrolls: Skyrim”, o qual não só entrega um massivo mundo aberto (e o enriquece com uma grande variedade de histórias e missões), como também o preenche com um grande número de itens diversos! Para se ter uma idéia destes valores, Skyrim possui nada menos de 2.687 itens, que por sua vez são categorizados em armas, armaduras, poções, textos, alimentos, livros, chaves e outros do gênero! De fato, podemos dizer que este é (realmente) um grande jogo!
E se não bastassem as categorias, cada uma delas possuem suas respectivas sub-classes, como é o caso das 252 armas com os seus diferentes tipos (espadas, machados, adagas, clavas, etc) e algumas que requerem munições (arcos e flechas), além das 541 armaduras que além de revestir diferentes partes do corpo (torço, pernas, braços e cabeça), também possuem diversos acessórios e outros itens (roupas, jóias, amuletos, etc). Embora a maioria possuam apenas diferenças visuais, muitas delas são exclusivas e obtidas após a execução de determinadas tarefas, como a conclusão de missões ou a derrota de um chefe.
Já em relação a 251 poções, estas não são totalmente únicas ou exclusivas: algumas apenas se diferenciam em relação ao tamanho das dosagens, que por sua vez afeta as suas durações (nesta categoria, também estão inclusas as drogas e os venenos). E falando em itens de consumo, também poderemos ter 119 alimentos, que por sua vez se subdividem em 86 comidas e 33 bebidas. Para preparar todas estas “delícias”, será preciso recolher nada menos que 109 ingredientes, sem contar ainda a quantidade necessária para produzir o alimento em questão.
Por fim, também temos 820 publicações distribuídas “pelo mundo afora”, os quais por sua vez são compostos por 307 livros de história, 93 livros de magia, 91 livros de habilidades, 28 livros de receitas, 7 livros negros e 5 livros de tarefas, além das 192 cartas que também poderão ser encontradas “por aí”. Para finalizar, 335 chaves poderão ser utilizadas para destrancar fechaduras, embora estas podem ser abertas com lockpicks. E nem vou comentar os outros 170 itens que fazem parte de classificações diversas, que vão de ferramentas a… lixo!
Se a quantidade de conteúdos impressiona, imagina ler cada um deles… &;-D