Quase lá? Futuro GIMP 3.0 já se encontra em estágio avançado e em breve…

… estará entre nós! Depois do Tux, o meu mascote preferido no universo do Software Livre, é o Wilber! Para aqueles que não o conhece, ele foi criado por Tuomas Kuosmanen (um dos primeiros contribuidores do GIMP) e desde então, se tornou uma figura muito popular tanto por sua aparência divertida e carismática, quanto pelo fato de estar associado a uma das aplicações livre mais tradicionais. Quando falamos do GIMP, não dá para desvincular este poderoso editor de imagens do ícone estilizado que o representa ao iniciar a aplicação…

“So, what exactly is a release candidate (RC)? A release candidate is something that might be ready to be GIMP 3.0, but we want the larger community to test it first and report any problems they find. If user feedback reveals only small and easy to fix bugs, we will solve those problems and issue the result as GIMP 3.0. However, we hope and expect a much larger audience to try out 3.0 RC1 – including many people who have only been using 2.10 up until now. If larger bugs and regressions are uncovered that require more substantial code changes, we may need to publish a second release candidate for further testing.”

— by GIMP.

E falando no GIMP, a versão Release Candidate foi lançada! Por se tratar de uma versão “major release”, muitas melhorias foram inclusas ao aplicativo, o que acabou justificando o longo tempo de desenvolvimento desta versão. Em destaque, a reestilização do ícone que representa a aplicação, além de uma nova tela de inicialização e um “tapa no visual” dos demais ícones da ferramenta. A seguir, também foram feitas melhorias para o sistema de gerenciamento de cores, além da finalização da API pública (com um número considerável de funções sendo adicionadas, renomeadas e removidas), da capacidade de realizar a edição não destrutiva (através da opção mesclar filtro, que agora se tornou opcional) e da reintrodução da capacidade de realizar a múltipla seleção (que antes estava presente com o uso da biblioteca gráfica GTK2, mas foi removido ao migrar para a GTK3).

Além de outros pequenos ajustes, melhorias, otimizações, correções de erros, etc.

Os desenvolvedores já o consideram maduro o suficiente para a produção e mesmo assim, faz-se necessário realizar os devidos testes de forma mais extensiva e por um grupo maior de pessoas, para que as possíveis falhas possam ser encontradas de forma mais rápida e corrigidas o quanto antes, para o lançamento da edição final (estável) do GIMP. Por isto, a sua apaixonada comunidade de usuários está sendo “convocada” para auxiliar nesta tarefa e caso encontrem problemas que possam afetar o seu funcionamento, favor comunicar o quanto antes.

Pois há anos, aguardamos o lançamento da 3a. edição estável… &;-D