Que absurdo! Kits de memória RAM podem custar US$ 2,400 ou mais!

Fiz o meu primeiro upgrade para PC lá em 1997, trocando a CPU AMD 486-DX4 de 100 MHz, por um Intel Pentium-MMX de 200 MHz. Em vista desta última CPU utilizar módulos de memória RAM EDO (Extended Data Out), fui obrigado a adquiri-los. Na época, pretendia dispor da capacidade máxima oferecida (64 MB, com dois “pentes” de 32 MB), mas em vista do custo proibitivo, acabei me contentando mesmo com apenas 32 MB (2x 16 MB). No final das conta, esta foi uma decisão inteligente, pois afinal de contas, “32 MB são suficientes para qualquer um”

“Chinese memory and SSD manufacturer Asgard has announced via the company’s Weixin account the introduction of two high-capacity memory kits. While these kits may not rank among the best RAM, they are notably among the most costly available. The 256GB (4 x 64GB) version sells for up to 20% more than a GeForce RTX 5090, one of the best graphics cards on the market.”

— by Tom’s Hardware.

+25 anos depois, não consigo enxergar cenários ou situações em que +64 GB de memória RAM sejam essenciais, para atender as necessidades dos usuários em geral (embora existam aplicações bem específicas, que podem fazer o uso disso)! Mas diferente da minha época, atualmente existem kits de memória RAM que alcançam até 256 GB, os quais são compostos por 4 módulos de 256 GB DDR5 e são muito apreciados por usuários, que queiram obter o máximo de recursos computacionais disponível. O problema volta a ser justamente o preço, especialmente nestes últimos tempos em que as memórias RAM tiveram uma grande alta no mercado…

A fabricante chinesa Asgard revelou um novo kit de memória RAM de 256 GB (4x 64 GB) denominado “Valkyrie II Racing Car Limited Edition”, com um preço aproximado de 2.400 dólares. Embora este valor seja exorbitante (custando mais do que o preço de venda sugerido da futura placa gráfica Nvidia RTX 5090), a publicação destaca que este kit é na verdade, relativamente econômico do que alternativas semelhantes de marcas “mainstream”. Num mercado onde a escassez de componentes e o boom da inteligência artificial inflacionaram os preços, a oferta da Asgard posiciona-se como uma opção de “valor” para esta capacidade extrema.

Do ponto de vista técnico, os módulos Valkyrie II utilizam chips SK hynix M-die e operam na norma DDR5-6000 com latências de C32-45-45-90, sendo otimizados para plataformas AMD com suporte EXPO. Além deste modelo, a empresa lançou também uma edição “Thor Black Gold” de 192 GB (4x 48 GB) por cerca de 1.216 dólares. Este segundo kit não só é significativamente mais barato, como também apresenta latências mais rápidas (C28) e uma velocidade de transferência superior à de concorrentes diretos (como a Corsair Vengeance), custando quase metade do preço.

Apesar da competitividade em termos de custo e desempenho, a principal desvantagem apontada é a disponibilidade. Como a Asgard é uma marca focada no mercado chinês, adquirir estes produtos no ocidente é difícil e implica, geralmente, a importação através de terceiros, o que acarreta taxas alfandegárias que podem anular a poupança inicial. Ainda assim, para utilizadores que necessitam de quantidades massivas de RAM e conseguem ultrapassar as barreiras logísticas, estes kits representam uma das formas mais acessíveis de obter tal capacidade no atual panorama de hardware.

E eu aqui, com apenas 8 GB de memória RAM DDR4-3200 e já querendo 32 GB… &;-D

Leave a Comment