… dicas publicadas por Ben Abbott (editor do portal TechRepublic)! Nos cursos e treinamentos que leciono, voltados para os fundamentos de Informática e edição de documentos de escritório, geralmente dou uma boa ênfase para o visual e o acabamento dos trabalhos, sejam eles documentos de texto, planilhas eletrônicas ou apresentações. No caso das planilhas, muitos estudantes se focam mais no aprendizado dos recursos oferecidos pelo Excel (e outros softwares do gênero), deixando de lado estes aspectos que particularmente, considero importantes…
“Most Excel users would agree the program is a godsend when it comes to creating spreadsheets. Yet, the results can often be unnecessarily dull to look at. Thankfully, Excel comes with all the built-in tools you need to make your spreadsheets look polished, professional, and pleasing to the eye. Today, this is not just a nice to have but a must-have. By improving your spreadsheet’s presentation, you also boost your impact when communicating results.”
— by TechRepublic.
Sim, devemos caprichar no visual e no acabamento das planilhas! Apesar de muitos considerarem a formatação como uma tarefa complementar e de pouca importância, ela é fundamental para garantir que os usuários consigam interpretar os dados e as informações manipuladas e/ou geradas por elas. Por isto, Abbott publicou 10 dicas bem interessantes para aqueles que desejam tornar as suas planilhas uma “obra de arte”, além de promover uma série de outras vantagens interessantes:
- A inspiração, utilizando os templates disponibilizados pelo Excel;
- A manutenção uma fonte padrão, clara e concisa, além de definir o tamanho ideal de acordo com os títulos e os conteúdos a serem descritos;
- Monte um estrutura bem delineada, centralizando os títulos de acordo com as seções a serem cobertas, além de promover o uso de linhas e colunas vazias;
- Utilizar o alinhamento de forma estratégica, com ênfase no tipo de conteúdo presente nas células e de forma consistente para toda a planilha;
- Aplicar o negrito para destacar os títulos e outras seções que merecem ênfase, além de cores para evidenciar determinadas linhas e colunas;
- Customizar a exibição de linhas de grade (prefiro desativadas) e usar tipos de bordas diferentes (retas e pontilhadas), especialmente em grandes planilhas;
- Manter padrões de cores bem definidos, com ênfase em contrastes que tornem as informações legíveis de forma clara, além de boa impressão;
- Utilizar o recurso de formatação como tabela sempre que a planilha “exigir”, além de promover o alinhamento entre as tabelas e seus respectivos gráficos;
- Adicionar o “toque profissional”, incorporando imagens ilustrativas e definindo nomes de acordo com o contexto das planilhas criadas;
- Não exagerar: optar sempre por visuais limpos e funcionais.
Nem é preciso dizer, as vantagens proporcionadas por planilhas bem formatadas!
Embora não tenha recebido treinamentos ou até mesmo instruções formais para a criação de planilhas belas, exuberantes e dotadas de visual impecável, confesso que sigo 8,5 das 10 dicas apresentadas pela publicação original! As excessões ficam por conta da falta de uso de templates (pois nem sequer experimentei este recurso) e de imagens ilustrativas (uso somente em tarefas bem específicas, como a produção de panfletos). Por fim, acredito que o uso de estilos também seria importante, para garantir uma boa consistência na formatação geral da planilha. Mas pelo fato delas não serem tão práticas de aplicar (se comparado ao uso de outros softwares, como os editores de texto), também não faço o uso regular.
Em tempo: será que as IAs poderiam de fazer isto de forma automática? &;-D