Como havia descrito na minha última postagem sobre o ChatGPT, há tempos venho utilizando esta ferramenta como sistema de busca, para obter as informações que desejo, além de enriquecer as experiências de aprendizado através dele, com os meus estudantes de Informática básica. Porém, o Google ainda continua sendo o meu mecanismo de busca padrão no Firefox, em vista da sua integração com os principais navegadores WEB disponíveis no mercado. O que eu não sabia, é que também poderemos utilizar o ChatGPT Search como engine de busca…
“The biggest benefit of using an AI chatbot is being able to input and receive conversational queries. Combine that with real-time access to the Internet, and you have a more efficient search engine. That’s exactly what ChatGPT Search is — and now you can make it your default search engine. With ChatGPT Search, your results look similar to those of the standard ChatGPT chatbot. The major differences are that it includes in-line citations to websites, a button that says “sources,” which, when clicked, will populate a long list of links on the right, and a couple of search result links underneath the answer.”
— by ZDNet.
Diferente do ChatGPT padrão, o ChatGPT Search inclui as citações em linhas para os sites, além de um botão intitulado “fontes” que informará uma lista de links referentes aos sites consultados, para obter as citações em questão. Mas para ter acesso a ferramenta, será necessário assinar o serviço ChatGPT Plus (20 dólares mensais) ou Teams (Microsoft), além de estar na “fila de espera” do SearchGPT. Uma vez que estas condições tenham sido satisfeitas, poderemos baixar uma extensão “gratuita” para o Chrome, para tornar a engine de pesquisa disponível.
Além do acesso ao ChatGPT tal como fazemos na modalidade gratuita, também teremos acesso ao modo de voz, o suporte para o Canvas e a geração ilimitada de imagens (baseado na ferramenta DALL-E e com direito à edição de imagens), além da possibilidade de baixar e instalar a extensão mencionada. Após a adição da extensão, qualquer pesquisa realizada através da barra de endereços ou de pesquisa do navegador, irá direcionar a requisição para a ferramenta de busca do ChatGPT e logo em seguida, teremos os resultados exibidos. Simples assim!
Embora entregue resultados direcionados de forma mais eficiente, para determinadas tarefas o Google (ou até mesmo qualquer outro mecanismo de busca) oferece resultados melhores, segundo Sabrina Ortiz (editora do portal ZDNet). Em sua opinião, ter acesso aos links que levam aos sites que oferecem os produtos desejados, através de serviços como o Google Shopping melhora as experiências de uso, além de ser mais adequada para realizar as consultas. Para isto, faz-se necessário desativar a extensão para utilizar os mecanismos de busca tradicionais.
Sabendo que os principais mecanismos de busca já estão integrando a IA para torná-los mais sofisticados (como é o caso do Bing/Copilot e o Google/Gemini), será interessante ver como a dupla ChatGPT e SearchGPT irão se comportar nestes novos tempos, em que as pesquisas feitas na Internet combinam tanto as engines de busca tradicionais, quanto as tecnologias de IA generativa. Inclusive, não ficarei surpreso ao saber que em um futuro não muito distante, poderemos apenas iniciar um bate-papo com o computador e obter as respostas desejadas.
E mais uma vez, teremos novas piadinhas sobre o domínio da Skynet… &;-D