Que tal trocar o mouse pelo touchpad? Apesar de não oferecer a mesma…

… rapidez e usabilidade, o touchpad não só poderá substituir o bom e velho mouse na maior parte das tarefas do dia-a-dia, como também oferecer até mesmo algumas conveniências! Eis, a conclusão de Friedrich Stiemer (editor da PC Word) em um artigo de sua autoria, no qual ele enumera uma série de vantagens e aplicações para o uso de touchpads (seja eles com ou sem fio) em PCs desktops tradicionais. E de quebra, algumas ofertas interessantes da Amazon

“Touchpads allow a more natural, relaxed hand position and only require the fingers to operate. In addition, they score points with user-friendliness for right- and left-handers. There is no need to look for special left-handed mice or experiment with ambidextrous mice, which are often uncomfortable for both hands. Touchpads also take up little space on your desk. They prevent the mouse from slipping all the time, making for a clearer working environment.”

— by PC World.

Dentre as vantagens oferecidas pelos touchpads, estão a possibilidade de manter as mãos em uma posição mais natural e relaxada, além de necessitar apenas dos dedos para serem utilizados, sem contar ainda o fato de poderem ser usados tanto por destros quanto por canhotos. E as vantagens não param por aí: em geral, os touchpads ocupam pouco espaço na mesa, não escorregam e/ou saem da posição de uso e suportam extensos gestos e multitoques, trazendo otimizações para o fluxo de trabalho e se tornando excelentes periféricos para atividades específicas, como é o caso de edição de imagens, vídeos ou planilhas. Por fim, são mais duráveis e silenciosos, dada a natureza de sua construção e uso!

Mas infelizmente, eles não são recomendados para certas aplicações, como é o caso dos tradicionais jogos eletrônicos. Em geral, os mouses fornecem mais precisão e velocidade, além de serem praticamente imprescindíveis para certas categorias de jogos, como é o caso de FPS (First Person Shooter). Ainda assim, é possível ter o melhor dos dois mundos, combinando as vantagens dos touchpads para o uso em aplicações gerais e deixando a cargo dos mouses, a tarefa de oferecer as melhores experiências em jogos eletrônicos. Ou talvez não: muitos podem até mesmo preferir os tradicionais controles de vídeogames, ao invés dos mouses…

Sim, confesso que já considerei utilizar um touchpad ao invés do mouse, pois além de tirar proveito das vantagens e comodidades já descrita (pois tive boas experiências na época em que fui usuário do netbook Assus EeePC 900HD), também reduziria a possibilidade de sofrer com distúrbios degenerativos, como é o caso da LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e a síndrome do túnel do carpo. Mas felizmente, me adaptei muito bem ao mouse Logitech M90, que além de oferecer uma boa ergonomia e qualidade de construção, é relativamente acessível.

Até porque os touchpads mais em conta não saem por menos de R$ 250,00… &;-D