Que tal uma “mãozinha” virtual para te ajudar na programação? Pois…

… através do uso da Inteligência Artificial, muitas tarefas superficiais e repetitivas podem ser feitas de forma automatizada, dispensando na maioria dos casos, a necessidade de intervenção humana. Mas, isto é válido também para a programação? Sim! Inclusive, várias empresas já estão contando com o suporte das IAs generativas, para criar os códigos necessários para compor os programas que desejam, além de auxiliar na otimização de código e correção de erros. No entanto, a subscrição destes serviços não é tão acessível para o uso geral…

“While well-resourced organizations are empowering their engineering teams with the latest AI capabilities, that level of tooling hasn’t always been accessible to students, hobbyists, freelancers and startups. And with a worldwide population of developers forecasted to grow to 57.8 million by 2028, we think AI should be available to them whether they can pay for it or not, so they can start building with what are quickly becoming the standard digital tools of the future. To bridge that gap…”

— by The Keyword (Google).

Por isto, o Google resolveu anunciar uma prévia pública do Gemini Code Assist para indivíduos, uma versão gratuita do nosso assistente de codificação de IA! A partir de agora, o Gemini Code Assist para indivíduos está disponível para o mundo inteiro, suportando todas as linguagens de programação de domínio público. Para isto, o modelo Gemini 2.0 para desenvolvedores foi ajustado para ter a sua capacidade de codificação otimizada, sendo capaz de analisar e validar um grande número de casos de uso de codificação no mundo real. Como resultado, a qualidade das recomendações geradas pelo Gemini Code Assist está melhor do que nunca!

Em geral, o serviços gratuitos que fazem o uso da IA generativa, impõem limites de uso para que os usuários não extrapolem. Enquanto que os demais assistentes de codificação gratuitos, oferecem algo em torno de 2.000 conclusões de código por mês, o Gemini Code Assist vai bem além disso, chegando a incríveis 180.000! Este valor é tão alto, que até mesmo os os desenvolvedores profissionais mais dedicados de hoje teriam dificuldade em excedê-lo. Por fim, o Gemini Code Assist poderá ser usado de forma integrada com as principais IDEs existentes, como é o caso das populares Visual Studio Code e JetBrains IDEs.

Para maiores informações, não deixem de consultar a fonte da notícia.

Eis, os novos tempos! Um dos aspectos mais interessantes das carreiras de TI, está no fato de que em determinados momentos, uma determinada especialização acaba ganhando mais destaque do que as outras (e vice-versa). Se há algumas décadas era complicado para os desenvolvedores encontrar boas oportunidades de trabalho, nos dias atuais o mercado está desesperadamente atrás de bons programadores! No entanto, com os avanços da IA e a redução da dependência destes profissionais, fico me questionando qual será o futuro deles.

Enquanto isso, nós (infraestrutura) continuamos tocando as nossas vidas… &;-D