Que tal usar ferramentas baseadas em inteligência artificial para…

… criar resumos, sumários e conclusões, a partir de longos textos? Quando me submeto aos exames de certificação de TI, tenho o hábito de criar documentos textos resumidos, referentes aos tópicos que tinha mais dificuldades técnicas, para estudá-los no meu leitor de ebooks. Dependendo do exame, poderia levar até +1 semana para concluir estes documentos, além deles ainda possuírem uma quantidade generosa de páginas (e ser obrigado a resumi-los ainda mais). Porém, a minha vida poderia ter sido bem mais simples, se estes processos fossem executados através do uso de ferramentas baseadas em IA…

“Reading through long PDF documents can be a chore. It’s a fact of life that at some point, you will be presented with multi-page PDF documents to go through, like research papers to legal contracts. But in an age of tools such as ChatGPT and Microsoft Copilot, you don’t have to go through the rigmarole of reading entire PDF documents on your phone or laptop anymore. The same AI technology that powers ChatGPT can also help you understand the contents of your PDF documents and can even have conversations with you about it…”

— by XDA Developers.

Eis, a proposta de Nimish Sawant (autor do XDA Developers): automatizar a criação de resumos, sumários e conclusões de grandes volumes de textos, a partir de ferramentas de análises de textos! Em sua publicação feita para o portal em questão, ele enfatiza que as tecnologias empregadas em ferramentas como o ChatGPT e o Microsoft Copilot, podem (e devem) ser utilizadas para este propósito, destacando também 5 serviços disponíveis no mercado. Dentre eles, estão o ChatPDF, o PDFGear CoPilot, o SciSummary, o ChatDOC e o BrainyPDF.

O ChatPDF se destaca por ser a ferramenta mais popular, ao passo que o ChatDOC suporta diferentes formatos de arquivos (além do PDF), como o DOC/DOCX, o EPUB e o TXT. Já o PDFGear CoPilot não impõem limites (por ser gratuito) e conta com uma aplicação cliente para ser baixada e instalada (Windows macOS e IOS). Já o SciSummary é mais direcionado aos pesquisadores, estudantes e jornalistas, que precisam ler artigos científicos. Por fim, o BrainyPDF possui uma seleção de perfis de usuários (general, estudante, advogado, contador e RH), que em tese deveriam influenciar nos resultados das questões feitas pelo autor.

A excessão do PDFGear CoPilot (gratuito), os demais serviços oferecem tanto planos gratuitos quanto pagos. Em geral, os planos gratuitos possuem certas limitações, como o número de páginas que o documento original pode ter, assim como o tamanho máximo do arquivo, a quantidade de palavras nos resumos, o número de uploads que podem ser feitos, além da quantidade questões que podem ser submetidas no “chat”. Já os planos pagos, estes limites são estendidos de acordo com o valor da subscrição, as quais geralmente partem para valores que vão de 5 a 10 dólares, dependendo do serviço em questão.

Não, obrigado. Além do mais, fazer anotações manuais ajuda a memorizar… &;-D