Quem diria: o grande destaque da DICE Awards foi um joguinho que…

… para muitos, é considerado “bobinho e infantil”! Eis, a realidade: os gamers mais hardcores geralmente preferem jogos AAA dotados de gráficos mais realistas e uma jogabilidade mais desafiadora, além da abordagem de assuntos e temas mais voltados para o público adulto (especialmente quando há cenas de sexo explícito e conteúdos violentos). Por isto, muitos deles acabam desprezando alguns títulos mais simples e alternativos, que apesar de não exigirem muitos recursos computacionais e investimentos, não deixam de ser interessantes e divertidos…

“The 28th annual DICE awards have just taken place, and it was another memorable awards ceremony for Astro Bot. It took home the highest number of wins on the night, five, including the coveted Game of the Year, which it also won at December’s Game Awards. Developed by Team Asobi, the platformer has been a revelation for publisher Sony. It has received numerous nominations across numerous gaming awards shows and won many, including several Game of the Year categories.”

— by TechSpot.

Desenvolvido pela Team Asobi, eis o “Astro Bot”! A edição anterior (“Astro’s Playroom”) foi designada para vir pré-instalada nos consoles PlayStation 5, com o objetivo inicial de demonstrar as capacidades do DualSense (o novo controle do PS5). Após ter sido recebido relativamente bem pela crítica especializada, uma continuação foi feita e assim nasceu o “Astro Bot”, que por sua vez foi bastante elogiado por ser dotado de um design de níveis bem criativos e trazer inovações em sua jogabilidade (explorando ao máximo o excelente controle do PS5), além de oferecer uma excelente combinação de desafios, explorações e quebra-cabeças.

Tão bom, que o título casual da Sony conquistou o maior número de vitórias da 28a. edição anual do prêmio DICE, desbancando grandes títulos como “Balatro”, “Black Myth: Wukong”, “Helldivers 2” e “Indiana Jones and the Great Circle” na principal premiação: a de “Jogo do Ano” (2025)! O Astro Bot também venceu em mais categorias, do que qualquer outro jogo na premiação. Além do GOTY (“Game Of The Year”), ele ganhou os prêmios de “Melhor Conquista em Animação”, “Melhor Conquista Técnica”, “Jogo para Família do Ano” e “Melhor Conquista em Design de Jogo”. Vale lembrar que os indicados e finalistas para os prêmios DICE, são determinados pelos mais de 30.000 membros da Academy of Interactive Arts & Sciences (AIAS), que por sua vez é composta por profissionais da indústria.

Pois é. Humildemente, confesso que fui um dos gamers a “desprezar” este admirável título. Ao adquirir o PlayStation 5, experimentei o “Astro’s Playroom” apenas por curiosidade e apesar de ter gostado da sua proposta, acabei deixando-o de lado para jogar outros títulos mais badalados. Mas em vista de todo esse “fuzuê” em torno do “Astro Bot”, assim que terminar de jogar os títulos que já estão em andamento (estou jogando “Detroit: Become Human”), a minha atenção irá se voltar para o “Astro’s Playroom” e em seguida, o “Astro Bot” (se estiver disponível na PlayStation Plus).

Por outro lado, há tempos defendo os jogos com gráficos cartunescos… &;-D

Leave a Comment