Embora a Microsoft tenha deixado bastante a desejar em suas iniciativas para a navegação WEB, tanto com o Internet Explorer (considerado o pior navegador de todos os tempos) quanto com a versão original do Microsoft Edge “EdgeHTML”, a empresa tem feito um bom trabalho com o atual edição do Microsoft Edge “Blink”. Mesmo sendo derivado do do Projeto Chromium (herdando a sua engine de renderização HTML Blink), o Edge há tempos possui uma identidade própria, o que o torna ideal para ser usado no sistema operacional Windows, juntamente com a sua ferramenta de busca Bing…
“Edge is Microsoft’s latest web browser, and it looks its best when you use it as it was intended to be used: by running Bing, which is Microsoft’s search engine. Microsoft Edge is undoubtedly the second-biggest fish in the pond, as of now. But we have reasons to believe it might just be getting ahead of its long-time competitor, Google Chrome. Windows users swear by Edge’s speeds and intuitive multi-functional user-interface and dashboard. With the introduction of AI assistance on Edge, the user experience is way more personalized than before.”
— by TechRadar.
Segundo Desire Athow (editor o portal TechRadar), o navegador WEB da Microsoft possui uma excelente performance geral, destacando-se as experiências de navegação mais rápida (graças ao recurso de suspensão das abas inativas) e da inicialização rápida (através do Startup Boost). Para variar, ao abrir qualquer link a partir da interface do sistema operacional (menu principal, barra de tarefas ou um atalho), a janela do Edge abrirá quase instantaneamente, enquanto os demais navegadores (Opera e o Safari) levam entre 3 segundos e vários minutos para carregar. Inclusive, a própria Microsoft chegou a declarar que o Edge foi “+112% mais rápido que o Chrome”.
Combinado com a interface de usuário e o painel multifuncional intuitivos, além da introdução da assistência de IA (integrada ao navegador), o Edge entrega uma experiência de usuário bem mais personalizável do que antes (se comparado com as edições anteriores), tornando-se uma séria ameaça para o seu principal concorrente: o Google Chrome! Enquanto que o navegador líder do mercado consolida todas as opções de configuração em um menu no canto superior direito, o Edge as disponibiliza diretamente na sua página principal, tornando o acesso bem mais fácil e prático para os iniciantes.
Por fim, o Edge é altamente eficiente no que diz respeito ao consumo de energia, sendo capaz de enconomizar até 25% da vida útil da bateria. E isto também diz respeito aos jogos, em virtude da disponibilidade de um modo de eficiência ativado por padrão. Na visão de Athow, “ele pode estar apenas ficando à frente de seu concorrente de longa data”. Por incrível que pareça, concordo plenamente com as suas afirmações! Também tenho usado o Edge quando faço o uso deste sistema operacional e até mesmo já testei as compilações para o Linux) e posso dizer que as impressões que ele deixa, são muito boas.
Já em relação a segurança & privacidade, tenho as minhas “dúvidas”… &;-D