Dada a grande crise mundial em que estamos vivendo por causa do Coronavirus, muitos problemas relacionados a infraestrutura e suprimentos médicos têm ocorrido, com destaque para a falta de leitos de hospitais e ausência de equipamentos. No entanto, muitas destas dificuldades estão sendo dribladas pela boa criatividade humana e o Raspberry Pi Zero tem colaborado ativamente, pois os fabricantes de ventiladores e sistemas de exaustão estão utilizando-o para a fabricação destes dispositivos…
“A little slice of Pi could play a big role in the fight against Coronavirus. The Raspberry Pi Foundation is ramping up production of the Raspberry Pi Zero because ventilator manufacturers are using the $5 computer to power their life-saving devices. Demand for all Raspberry Pi Models has surged in recent weeks as people use the inexpensive computers for tasks such as remote learning and doing maker projects at home.” — by Tom’s Hardware.
O mais interessante é que o Raspberry Pi Zero é justamente o mais compacto e menos potente dos modelos disponíveis, tornando-se a escolha ideal para a fabricação dos dispositivos de ventilação em vista do seu baixo custo e consumo de energia. Dotado de um processador Broadcom single-core de 1 GHz e 512 MB de RAM, o pequeno dispositivo não possui potência suficiente para uma experiência desktop básica, mas funciona muito bem para as necessidades de controle e automação dos dispositivos nos quais eles são implementados. &;-D