… mais curtos, graças a ascensão das aplicações & serviços que fazem o uso da Inteligência Artificial! Nestes últimos anos, os SoCs ARM que equipam os dispositivos móveis tem se tornado mais poderoso, destacando não só o poder computacional das suas CPUs e GPUs, como também das novas e badaladas NPUs (Neural Processing Unit). Estas por sua vez, são unidades computacionais concebidas especialmente para processar com maior performance e eficiência, as instruções baseadas em IA, como o aprendizado de máquina e redes neurais…
“An ongoing question among iPhone followers and analysts is, how long do iPhone owners keep their phones? That can’t be known for certain until some point in the future, so we focus on recent past experience to help predict that future. Periodically we update these figures and now can share the latest data through the December 2024 quarter. Over the long-term, iPhone buyers have kept their phones for a longer time. Except for the disruption of the COVID-19 pandemic in 2020 and 2021, the holding period steadily increased since 2014, when CIRP began tracking this data.”
— by CIRP Apple.
Por isto, muitas aplicações & serviços requerem plataformas que possuam NPUs dotadas de bons recursos computacionais para serem rodadas, utilizando o TOPS (Trillions of Operations Per Second) como a métrica padrão para mensurar a sua performance. Tal requisito, vem provocando uma interessante mudança no comportamento dos consumidores, “forçando-os” a trocar de dispositivos com mais frequencia do que é esperado! Isto se dá, em vista dos aparelhos mais antigos não possuírem NPUs capazes de dar conta das aplicações & serviços mencionados.
Ao menos, esta foi a conclusão da Apple, com base no relatório CIRP que promove uma análise das vendas mais recentes dos seus badalados smartphones. A partir de 2014, os usuários passaram a manter gradativamente por mais tempo, a posse dos seus dispositivos, embora a pandemia da COVID (em 2019 e 2020) tenha afetado estes números. Porém, a situação começou a mudar neste último trimestre e os usuários passaram a aposentar os seus aparelhos mais cedo, em comparação com os trimestres anteriores. Em números, 36% dos usuários possuíam iPhones com menos de 2 anos de idade em dezembro de 2024, em comparação com 31% no ano anterior.
Por fim, os resultados do relatório CIRP também apontam uma tendência para que os números anteriores voltem de forma gradativa, em vista das baixas vendas recentes da Apple. Eles também apontam que os fãboys proprietários mais dedicados são mais propensos a trocá-los rapidamente por um modelo mais novo, ao passo que os muquiranas demais (como eu) tendem a manter em sua posse por mais alguns meses, os seus smartphones. De qualquer forma, estes últimos finalmente farão a troca dos dispositivos, seja por uma questão de necessidade, persuadidos por uma melhoria de recurso essencial ou até mesmo por uma boa oferta de compra.
E a IA certamente irá desempenhar um papel importante nesta troca… &;-D