Sapphire Nitro M01: o gabinete gamer ultra-compacto, bonito e versátil!

Sou fã de gabinetes ultra-compactos (e esta não é a primeira vez que publico isso)! Além de ocuparem menos espaço, em geral são bonitos e práticos. Mas infelizmente, boa parte dos modelos disponíveis não são tão flexíveis, em termos de compatibilidade com os demais componentes. Por exemplo, eles são construídos para utilizar um único formato de placa-mãe, não suportam os leitores ópticos tradicionais, somente as placas de expansão low-profile podem ser instaladas e a refrigeração interna muitas vezes é comprometida. E nem vou comentar sobre o design…

“Thanks to @momomo_us on Twitter, we have gotten a look at Sapphire’s upcoming NITRO M01 computer case, which is due to launch alongside the company’s upcoming NITRO LTC CPU Cooler. Unlike most compact PC case designs, Sapphire’s NITRO M01 is designed with versatility in mind, supporting Micro-ATX (MATX) and Mini ITX (MITX) motherboard designs and either a full-sized ATX or compact SFX power supply.”

— by Overclock3D.

Porém, a Sapphire (empresa chinesa especializada em fabricação de hardware) me impressionou, ao lançar o gabinete ultra-compacto Nitro M01, designado tanto para a utilização de placas micro-ATX quanto mini-ITX, bem como provê suporte para as fontes de alimentação tanto no formato padrão, quanto compacta! Além disso, ele também dispõe de um arranjo, o qual possibilita a instalação de uma placa de vídeo tradicional, com o comprimento máximo de até 33,5cm, mesmo que estas sejam largas o suficiente para ocupar o espaço de 4 slots. Por fim, os dissipadores tradicionais para as CPUs (em formato torre), bem como os radiadores de refrigeração líquidade (240mm), também são plenamente suportados, assim como as tradicionais ventoinhas (de 120 a 155mm) para o sistema de exaustão.

No geral, as suas dimensões oficiais são de 39,2 x 18,5 x 30,3cm. Apesar dele não ser tão pequeno em relação aos demais gabinetes compactos disponíveis no mercado (e olha que já pesquisei muito e já vi bons modelos gamers bem menores), o produto da Sapphire se destaca por ser um dos poucos (que conheço) que oferece a possibilidade de utilizar componentes tradicionais, ao contrário dos demais que em geral são limitados ao uso de placas mini-ITX e requerem o uso de fontes compactas (e muitas vezes entregam unidades genéricas de baixa qualidade), sem contar os inconvenientes para a instalação das placas de vídeo.

Lindo demais! Pena que já havia decidido pelo Xbox Series S… &;-D