Saudades do clássico jogo de tiro Unreal? Pois se você desejar…

… poderá baixá-lo “de grátis”! Lançado em 1998, o FPS Unreal (“First Person Shooter”, traduzido para “tiro em primeira pessoa”) causou um grande alvoroço na época, para os entusiastas de jogos eletrônicos. Além de rivalizar diretamente com os jogos da série Quake (considerados os melhores do gênero no mercado), Unreal entregava uma evolução gráfica considerável, com texturas mais ricas e detalhadas, além de iluminação dinâmica, reflexos e palhetas de cores vibrantes, entre outras inovações que “humilhavam” o (recém lançado) Quake II em termos visuais…

“Today, the Unreal game engine is everywhere, but it debuted in an iconic, eponymous shooter in 1998. The original Unreal, and the multiplayer followup Unreal Tournament, have maintained a cult following all these years, and now they’ve got a new lease on life. You can download either of these games from the Internet Archive, and Epic Games is totally cool with it.”

— by Hot Hardware.

O problema dos jogos antigos é que com o passar do tempo, fica difícil encontrá-los pelos canais oficiais e em vista da evolução tecnológica (especialmente após +25 anos), os sistemas operacionais modernos não são mais capazes de executá-los. Não mais (ao menos, para o Unreal): a Internet Archives (uma organização sem fins lucrativos, fundada com o objetivo de manter acervos de conteúdos digitais, para fins de consulta histórica) há tempos mantém as imagens ISO deste memorável jogo para baixar (sem custo) e obviamente, isto não é uma grande novidade. O que chamou a atenção da fonte, está no fato de saber que a Epic Games (empresa que mantém os direitos autorais do jogo) “está de boa” com isso!

Graças aos esforços da Old Unreal (uma comunidade de fãs que se formou em torno destes clássicos), poderemos executar os jogos nos atuais sistemas operacionais. Recentemente, eles anunciaram a disponibilidade de novos instaladores para o Unreal e o Unreal Tournament, com o objetivo de agilizar a instalação em versões modernas do Windows. Eles alegaram que a Epic Games estava de acordo com isso, o que foi posteriormente confirmado pela empresa. O Unreal original (também chamado de “Unreal 1” ou “Unreal 1998”) foi projetado por Cliff Bleszinski, famoso pelos seus trabalhos na série Gears of War (Microsoft) e o programador chefe era ninguém menos que o atual CEO bilionário da Epic: Tim Sweeny!

Como já era de se esperar, o visual destes jogos deixa bastante a desejar para os padrões atuais (pois como havia dito, já se passaram +25 anos): as texturas são borradas, os objetos são dotados de formas simples, e a iluminação é turva, além de outras limitações gráficas. Porém, a diversão é garantida para estes clássicos jogos FPS, em vista da excelente jogabilidade frenética proposta por eles, além da ausência de recursos onlines e outras distrações modernas. Uma pena que diferente de Quake (que teve o seu código aberto pela ID Software), não temos a disponibilidade de engines e modificações alternativas, as quais melhoram bastante o visual do jogo e entregam conteúdos adicionais.

Tempos depois, a ID Software lançou o Quake III (que para a minha decepção, foi um jogo exclusivamente multiplayer) e assim, equilibrou a disputa pelo título de engine gráfica mais bela. Mas na minha opinião, Epic Games venceu neste quesito: apesar de ambas as empresas também comercializarem licenças para o uso de suas engines em jogos de terceiros, a Unreal se tornou a mais popular e bem sucedida neste mercado, pois além de proporcionar gráficos belos e exuberantes, ela se encontra disponível para uma série de plataformas e sistemas operacionais.

Até os dias de hoje, mantenho a minha mídia original do jogo guardada… &;-D