… a ferramenta que deveria possibilitar isto, não funciona! Não que eu esteja em desacordo sobre o fim do suporte para o Windows 10, muito pelo contrário: o Windows foi lançado há +10 anos (julho/2015) e por isto, era de se esperar (para um software comercial) que um dia, chegaria ao seu fim. Mas, por se tratar de um sistema que praticamente monopoliza as estações de trabalho, não só ficamos a mercê de suas práticas abusivas, como também sofremos com os problemas técnicos de suas ferramentas e serviços. Este, é o caso do Windows Media Creation Tool…
“Microsoft has broken its own Windows 11 media creation tool just as millions of users face a deadline to abandon Windows 10 – and with less than 24 hours until support officially ends. The company acknowledged on October 10 that version 26100.6584 of the tool, released September 29, “might not work as expected when used on Windows 10 devices.” In reality, it simply doesn’t work – a particularly inconvenient failure given Microsoft’s months-long campaign of pop-ups and notifications urging Windows 10 users to upgrade.”
— by The Register.
A ferramenta de criação de mídia do Windows 11 da Microsoft, necessária para a instalação da edição atual deste sistema nos PCs desktops, está apresentando falhas para os usuários do Windows 10, pouco antes do encerramento do suporte para o sistema operacional. Este problema é particularmente inoportuno, pois surge após uma longa campanha da Microsoft para incentivar os usuários a atualizarem para o Windows 11. A falha desta ferramenta cria um obstáculo significativo para aqueles que planejavam fazer a mudança de última hora.
Uma versão específica da ferramenta, lançada em 29 de setembro (26100.6584), é justametne a edição a que não está funcionando como o esperado, em dispositivos com Windows 10. Esta ferramenta é essencial para a criação de unidades USB ou DVD inicializáveis para uma instalação limpa do Windows 11. Com o fim do suporte para o Windows 10 22H2 se aproximando (hoje mesmo), os usuários ficam com tempo e opções limitadas. A Microsoft reconheceu o problema e sugeriu como alternativa o download direto da mídia inicializável a partir de seu site.
Eis, a ironia da situação: a própria ferramenta da Microsoft falha em um momento crítico, após meses de incentivo para que os usuários atualizem! A empresa também menciona outras alternativas para realizar a instalação, como é o caso do uso do Windows Update ou de ferramentas de terceiros, que (inclusive) contornam alguns dos requisitos mais rigorosos da própria Microsoft! No entanto, ela não forneceu um prazo específico para a correção da ferramenta de criação de mídia, afirmando apenas que uma solução estará disponível em uma atualização futura.
Quanto aos sistemas GNU/Linux, felizmente não vivem esse dilema. Mas… &;-D