Se já não bastasse te escutar e entender o que você diz, o ChatGPT…

… também poderá vê-lo através das câmeras! Esta é a mais popular ferramenta baseada em Inteligência Artificial generativa, a qual tem me deixado bastante impressionado com as suas habilidades. Há tempos, venho usando-a para realizar uma série de atividades, que vão de simples buscas para as informações desejadas a criação de conteúdos para vários propósitos (textos para documentos, tabelas para planilhas, códigos para algoritmos, imagens ilustrativas, etc). Por outro lado, raramente utilizo o modo de voz avançado para fazer as mesmas consultas que faria através do terminal e nem sequer, ficar de bate-papo…

“Many people heavily rely on ChatGPT for their daily professional and personal needs. OpenAI added a level of friendliness to ChatGPT with features like Advanced Voice Mode for natural conversations, but users have been waiting for the promised vision capabilities to also roll out. There’s good news on this front, as ChatGPT’s Live Video features in the Advanced Voice Mode could soon be rolling out to more users. When OpenAI announced GPT-4o in May 2024, it boasted of advanced live vision capabilities coming to ChatGPT’s Advanced Voice Mode.”

— by Android Autority.

Porém, isto não quer dizer que estou impressionado com os avanços tecnológicos e as possibilidades de uso que o ChatGPT poderá nos proporcionar! Se já não bastasse te escutar e entender o que você diz, a ferramenta irá dar um passo mais além: a OpenAI (a empresa por trás do desenvolvimento do ChatGPT) já está realizando os testes necessários para disponibilizar o suporte para vídeos! Através dele, poderemos apontar as câmeras dos nossos smartphones e estabelecer uma conversa com a ferramenta sobre o que está sendo filmado. Incrível, não?

Em uma demonstração feita pela empresa, um usuário aponta a sua câmera para o seu cãozinho de estimação e apresenta o adorável animal para o ChatGPT, que por sua vez interage com ele de forma bastante amável. A seguir, ele cita o seu nome (após ser solicitado pela ferramenta) e estabelece um bate-papo informal sobre o pet. Por fim, ele entrega (o que parece ser) uma bola de tênis para que ele possa brincar e a ferramenta interage com ele de uma forma genuinamente humana, elogiando, suspirando e fazendo as habituais declarações afetivas…

Se não fosse a voz sintetizada, não daria para distinguir de um ser humano!

Por se tratar de uma implementação alpha (em seus estágios iniciais), não há maiores detalhes sobre o seu desenvolvimento, cronograma, data de lançamento e outras informações do gênero. Nem sequer temos o nome oficial do recurso, apesar de que foram identificadas sequências de caracteres que sugerem o termo “Câmera ao vivo”. No entanto, existem expectativas de que poderá ser lançado em breve, na versão beta do ChatGPT, que por sua vez será disponibilizado inicialmente para os usuários pagantes e depois, para os usuários do plano gratuito.

Nem é preciso dizer que estes avanços tecnológicos irão um dia, possibilitar a criação de robôs autônomos e outros dispositivos que poderão estabelecer as relações com os seres humanos, de forma mais eficiente e prática. Pois acredito que em um futuro não muito distante, teremos que conviver com as máquinas ao nosso redor, realizando ações como trabalhar, monitor, acompanhar, orientar, enfim: uma série de interações que até então, só eram possíveis entre humanos!

Só não sei dizer se vou querer (ou não) estar vivo até lá… &;-D