Um dos meus irmãos é tão aficcionado pelos consoles PlayStation, que chegou a ter 3 aparelhos de diferentes gerações: o PS2, o PS3 e o PS4. O problema é que pelo fato das TVs terem poucas saídas de vídeo, somos obrigados a apelar para os adaptadores de portas HDMI para conectá-los a uma mesma TV, além de outras gambiarras para que eles possam funcionar juntos. Para variar, será necessário arrumar uma boa estante para que eles sejam armazenados, além de organizar o emaranhado de fios que tendem a ficar enrolados e espalhados pelo chão…
“If you’ve ever gotten frustrated trying to connect two or three consoles to your TV, wait until you hear about the guy who successfully connected 444 of them. A man from Saudi Arabia, Ibrahim Al-Nasser, just earned the Guinness World Record for the most video game consoles hooked up to a single TV. His gigantic retro console collection apparently has every release, from the Magnavox Odyssey, the very first console ever, to the most recent, the PlayStation 5 Slim. Al-Nasser is a collector, but started running into issues in figuring out how to connect the console he wanted to play.”
— by Digital Trends.
Se 3 ou 4 consoles conectados em uma única TV já representam um certo “desafio” (especialmente se o aparelho possuir apenas uma única conexão, como é o caso da TV principal de 60 polegadas), imaginem então 444 consoles? Isto mesmo: Ibrahim Al-Nasser, um colecionador de consoles da Arábia Saudita, entrou para a história do Guinness World Record, por conseguir esta incrível façanha! O entusiasta por vídeogames possui aparelhos que vão desde o antigo Magnavox Odyssey (1972), ao moderno PlayStation 5 Slim (2024). Todo este trabalho foi necessário porque além de ostentar esta maravilhosa coleção, Ibrahim também curte jogá-los!
Para conectá-los à sua principal TV Sony (que provavelmente deve ser maior do que 60 polegadas, suportar a definição 4K e uma frequência absurda), Ibrahim foi obrigado a montar uma engenhosa infraestrutura que conta com adaptadores, comutadores, conversores e outros dispositivos do gênero. Além disso, ele gerencia toda a coleção através de uma planilha do Excel, que por sua vez é mantida aberta em um PC desktop que utiliza um monitor ultra-wide para a sua visualização. Os consoles listados neste banco de dados improvisado são organizados por fabricantes e uma vez encontrado o aparelho desejado, ela informa a sua localização.
Para jogá-los, basta “apenas” apertar um único botão para ligá-lo, além de inicializar toda a infraestrutura necessária! Além dos consoles, Ibrahim também possui uma variedade interessante de fliperamas e máquinas de pinball, além dos acessórios voltados para cada console, como é o caso dos inúmeros gamepads que ficam guardados sobre um suporte (fora outros “espalhados” por aí). Tudo isto, organizados em uma única sala e separados por estantes! Conforme o depoimento dele em um vídeo no Youtube, a organização dos cabos e a configuração dos equipamentos rendeu-lhe bastante trabalho e um bom tempo consumido.
E o mais incrível, foi saber que o Sega Genesis é o seu console preferido! &;-D