Se prepare, AMD: Nvidia e Intel anunciaram uma colaboração para…

… desenvolver soluções personalizadas para data centers e PCs! Apesar de não liderar em ambos os mercados de chips para unidades de processamento, designados para o uso em propósitos gerais (CPUs) e em computação gráfica (GPUs), a AMD possui uma situação confortável por ser a única empresa que possui bons produtos, para ambos os segmentos. Enquanto que a Nvidia não produz CPUs x86 (e nem ARM), a Intel mal começou a sua jornada no segmento de gráficos. Mas pelo visto, isto está prestes a mudar em vista de uma “improvável” parceria…

“NVIDIA (NASDAQ: NVDA) and Intel Corporation (NASDAQ: INTC) today announced a collaboration to jointly develop multiple generations of custom data center and PC products that accelerate applications and workloads across hyperscale, enterprise and consumer markets. The companies will focus on seamlessly connecting NVIDIA and Intel architectures using NVIDIA NVLink – integrating the strengths of NVIDIA’s AI and accelerated computing with Intel’s leading CPU technologies and x86 ecosystem to deliver cutting-edge solutions for customers.”

— by Nvidia Newsroom.

A NVIDIA e a Intel anunciaram uma colaboração estratégica para desenvolver produtos voltados para atender aos segmentos de infraestrutura de IA e de computação pessoal. Esta parceria, visa a integração das arquiteturas de ambas as empresas, utilizando a tecnologia NVIDIA NVLink para conectar as CPUs x86 personalizadas da Intel, com as plataformas de infraestrutura de IA da NVIDIA. Já para o mercado de computação pessoal, a Intel irá desenvolver e fabricar system-on-chips (SoCs) x86 que integram chiplets de GPU NVIDIA RTX.

Esta aliança estratégica combina a liderança da NVIDIA em computação acelerada e em Inteligência Artificial, com a vasta experiência da Intel em processadores e o ecossistema x86. O objetivo é fornecer soluções de ponta para os mercados de hiperescala, empresarial e de consumo. Os novos SoCs x86 com tecnologia RTX permitirão a criação de uma nova geração de PCs de alto desempenho, capazes de lidar com as mais exigentes cargas de trabalho de IA e gráficos. No entanto, não há menções ao uso destas unidades em consoles de videogame em geral, onde a AMD possui uma presença (quase) absoluta, já que não há concorrência no mercado.

Como parte do acordo, a NVIDIA fará um investimento de 5 mil milhões de dólares em ações ordinárias da Intel, a um preço de compra de 23,28 dólares por ação. Os CEOs de ambas as empresas, Jensen Huang (NVIDIA) e Lip-Bu Tan (Intel), se mostraram otimistas com esta parceria, afirmando que ela irá expandir os seus respetivos ecossistemas e estabelecer as bases para a próxima era da computação.

Inimigo do meu inimigo é meu amigo? Sei lá, tenho as minhas dúvidas… &;-D