… Internet? Hoje (25/jul), a OpenAI (criadora do poderoso ChatGPT) anunciou o lançamento de um protótipo de ferramenta, que irá revolucionar o mercado de pesquisas na WEB: o SearchGPT! Tal como o seu “irmão mais velho”, ele irá fazer o uso da Inteligência Artificial (IA generativa) não só para realizar as buscas das informações desejadas, mas também para prover as respostas desejadas de forma mais relevante possível, com base nos conteúdos de terceiros…
“We’re testing SearchGPT, a prototype of new search features designed to combine the strength of our AI models with information from the web to give you fast and timely answers with clear and relevant sources. We’re launching to a small group of users and publishers to get feedback. While this prototype is temporary, we plan to integrate the best of these features directly into ChatGPT in the future. If you’re interested in trying the prototype, sign up(opens in a new window) for the waitlist.”
— by OpenAI.
E de quebra, entregar os resultados com uma formatação mais limpa ainda!
Tal como o ChatGPT, o SearchGPT também irá aproveitar o contexto das buscas feitas anteriormente e a partir dela, possibilitar aos usuários realizarem novas buscas para obterem respostas mais precisas. Assim, será mais prático e rápido encontrar as informações desejadas, graças a capacidade de estabelecer uma boa conversação promovidas por estas ferramentas. Por isto, a empresa também estabeleceu uma parceria com editores e criadores de conteúdos (notícias, artigos, matérias e outras publicações), com o objetivo de prover citações e vínculos para as respostas, além de atribuições e links de referência.
No momento, a ferramenta se encontra em fase de protótipo e por isto, poucos usuários terão acesso a ela. Os interessados deverão acessar a página oficial da ferramenta, fazer a requisição de acesso (waitlist) e aguardar a sua liberação. Por fim, ela também ressalta que o SearchGPT é focado em pesquisas e por isto, é separado do treinamento dos modelos de base de IA generativa da OpenAI. Os sites podem aparecer nos resultados de pesquisa mesmo se eles optarem por não participar do treinamento de IA generativa.
Por fim, a Microsoft e a Alphabet também já estão adicionando suporte para as suas ferramentas de chatboot baseadas em IA generativa, nas suas respectivas ferramentas de busca, como é o caso do Copilot (Bing) e do Gemini (Google). Ambas possuem as suas particularidades e (poucas) diferenças técnicas, mas certamente irão se destacar na integração com as aplicações e os serviços oferecidos por estas empresas (a famosa “experiência integrada). Correndo por fora, também estão outras tecnologias que oferecem serviços diversos.
Inclusive, gostei muito da “ferramenta de busca” Perplexity… &;-D