Será que um dia, veremos PCs desktops da Positivo com CPUs ARM?

A partir do momento em que a Apple lançou com grande sucesso, o seu SoC baseado no set de instruções ARM, já sabíamos que outros fabricantes aproveitariam a “oportunidade” para lançar as suas soluções ARM, voltadas para a computação pessoal. A primeira delas foi a Qualcomm, a qual já dispõem de alguns produtos designados para rodar tanto o Windows 10 quanto o 11, além do Chrome OS. E agora, parece que chegou a vez da MediaTek…

“MediaTek kicked off its Executive Summit in Laguna Beach, California today. The company is set to make a series of announcements throughout the week, but one thing that it’s already confirmed is that we’re going to see MediaTek-powered PCs running Windows. The biggest question is when, as the plan is still in early stages. ‘Apple has shown the world that it can be done,’ said Eric Fisher, Vice President of Corporate Sales and Business development.”

— by XDA Developers.

Apesar dos planejamentos estarem ainda em estágios iniciais, a MediaTek também investirá no mercado de PCs desktops, dotados de SoCs baseados na arquitetura ARM. Na visão de seus gestores, ficou claro que teremos mudanças neste cenário e o set de instruções x86 já não reinará como antes neste mercado. E a empresa quer fazer parte desta nova era! A previsão é de que em “breve” (provavelmente em poucos anos), ela deverá competir com a Qualcomm no segmento de PCs desktops de entrada, criando produtos para competir com o Snapdragon 7c.

De início, as suas soluções serão as mais econômicas do mercado; porém, apenas preços baixos não resolvem e por isto, ela será questionada sobre as vantagens que ela poderia oferecer no segmento de chipsets para o mercado de PCs e geral. No entanto, pelo fato dela também fabricar os modens 5G para PCs desktops com soluções da Intel, isto significa que ela já possui bons relacionamentos com os fabricantes OEM, dando-lhe algumas vantagens estratégicas na disputa com a Qualcomm (e outros competidores que certamente irão aparecer).

O maior passo para futoro promissor já foi dado pela própria ARM: além do lançamento da nova arquitetura ARMv9, ela também promoveu uma nova linha de CPUs chamada Cortex-X, a qual prioriza a máxima performance, em detrimento do consumo de energia e do tamanho do chip! Diferente dos SoCs que equipam os tablets e smartphones, os futuros SoCs voltados para PCs desktops não terão se preocupar (muito) com o consumo de energia, já que estes equipamentos são mantidos ligados na tomada e recebem alimentação ininterrupta. Além disso, o design dos gabinetes também privilegiam uma melhor refrigeração, o que possibilitará também o uso de CPUs mais poderosas (embora elas esquentem mais).

Isto se até lá, não surgirem boas soluções baseadas em RISC-V… &;-D