Será? Tal como ocorreu com o Windows 98, XP e 7, não iremos nos…

… livrar do Windows 10 tão cedo! Se isto é uma pura coincidência ou não, não sei dizer. A Microsoft se notabilizou pela “tradição” de lançar de forma alternada, edições boas e ruins do sistema operacional Windows. O ME, o Vista e o 8 vieram depois do 98, do XP e do 7, mas por não terem conquistado a preferência dos usuários, a vida útil destes últimos acabaram sendo prolongadas, obrigando a Microsoft a conceder o suporte extendido para esta linha de produtos. E pelo visto, esta “tradição” irá continuar em relação as edições atuais do Windows…

“Windows 10, released in July 2015, reached its end of life on October 14, 2025, over ten years after its debut. It was touted as one of the best Windows iterations to date. At its peak, Windows 10 dominated the landscape, with over 80% market share among Windows PCs, according to StatCounter. The numbers dropped post the release of Windows 11, though not as drastically as many expected.”

— by XDA Developers.

Apesar da data oficial de “fim de vida” do Windows 10 ter sido marcada para o dia 14 de outubro (2025), este sistema operacional está longe de desaparecer: em termos de estatísticas, o Windows 10 continua a ser um player dominante no mercado! Em setembro de 2025, pouco antes do fim do suporte, o SO ainda detinha uma fatia de mercado superior a 40%, o que significa que ele ainda está presente em cada 2 de 5 PCs com Windows. E pelo visto, esta marca não vai cair tão cedo…

A popularidade duradoura do Windows 10 é impulsionada por alguns fatores principais. Primeiramente, os rigorosos requisitos de hardware do Windows 11, como a exigência de TPM 2.0 e Secure Boot, tornaram um grande número de PCs inelegíveis para a atualização. Além disso, muitos jumentos usuários que atualizaram para o Windows 11 não ficaram satisfeitos com as mudanças na interface, como o novo menu de contexto e as alterações no Painel de Controle, preferindo a estabilidade e familiaridade do Windows 10.

Reconhecendo essa enorme base de usuários, a Microsoft decidiu oferecer Atualizações de Segurança Estendidas (ESU) gratuitas por mais um ano, até outubro de 2026! Isto certamente irá desencorajar uma queda drástica no uso do sistema, já que muitos irão preferir contar com o “bom e velho Windows 10”. E isto não é uma mera opinião: pesquisas indicam que cerca de 25% dos usuários planejam continuar usando-o mesmo após o fim do suporte, optando por usar antivírus de terceiros ou limitar sua atividade online para se manterem seguros.

Em suma, estima-se que (contrariando as expectativas da Microsoft) o Windows 10 permanecerá relevante por pelo menos mais 3 a 5 anos, que por sua vez é o tempo que a maioria dos usuários levará para substituir o seu hardware incompatível. Assim como o Windows 7 teve uma longa sobrevida, o Windows 10 continuará a ter uma base de usuários considerável enquanto os principais aplicativos o suportarem, sendo lembrado como um sistema operacional estável, otimizado e familiar.

Pois como já dizia o velho ditado: “se trocarem a cor da grama”… &;-D