Apesar do PlayStation ser a plataforma de jogos mais popular do mercado (e com uma bela gama de jogos exclusivos), ainda assim prefiro os consoles da série Xbox e os serviços oferecidos pela plataforma da Microsoft! Além de contar com assinaturas de jogos bem mais interessante, dispor de uma plataforma online mais robusta, oferecer a opção de jogar nas nuvens e por fim, contar com determinados exclusivos que simplesmente sou fã, ainda posso escolher entre um console mais acessível, ao invés de um trambolhão que além de ser feito, faz barulho e esquenta…
“As the holiday season approaches, we are excited to share that we have a new PS5 model launching. To address the evolving needs of players, our engineering and design teams collaborated on a new form factor that provides greater choice and flexibility. The same technology features that make PS5 the best to play are packed into a smaller form factor, along with an attachable Ultra HD Blu-ray Disc Drive and a 1TB SSD for more internal storage.”
— by PlayStation.Blog.
Quanto a este último aspecto, enfim teremos algumas novidades bem interessantes: a Sony finalmente decidiu dar uma bela reformulação geral nos aparelhos, ao disponibilizar uma nova edição mais compacta e elegante! O novo PlayStations 5 terá uma redução de 30% do volume, além de pesar menos 18% e 24% se comparado com as antigas edições (digital e física). Destaque também para o leitor de Blu-Ray destacável, o qual poderá ser encaixado lateralmente no novo console e “transformá-lo” de edição digital para física. Por fim, a Sony também irá oferecer um suporte à parte, para deixá-lo na posição vertical.
Além das mudanças estruturais, o novo PlayStation 5 também terá uma variedade de novas capas com cores diferentes, incluindo uma dotada de paleta de cores “preta fosca” e as cores da coleção Deep Earth em “vermelho vulcânico”, “azul cobalto” e “prata esterlina”. No entanto, elas só estarão disponíveis a partir do início de 2024 e outras cores adicionais ainda serão lançadas no futuro. Já em relação as especificações técnicas, elas continuam sendo essencialmente as mesmas e por fim, a publicação original não menciona nenhuma mudança ou inovação relacionada ao sistema de refrigeração, já que este foi um aspecto que deixou a desejar nas primeiras edições do PS5 (que inclusive, chegou a ter pequenas revisões).
Como já era de se esperar, os preços ainda continuarão salgados: nos EUA, o PS5 equipado com o leitor de mídias sairá por US$ 499,99, ao passo que a edição mais simples terá o seu valor reduzido para “apenas” US$ 449,99. Interessante notar que a diferença entre ambos os pacotes será de apenas 50 dólares, pois na Europa as mesmas edições terão os respectivos valores de 549,99 e 449,99 euros, com uma diferença entre ambos os pacotes saltando para incríveis 100 euros. Por fim, também poderemos fazer a aquisição do leitor de mídias ópticas destacável, o qual sairá nos EUA por 80 dólares, enquanto que na Europa o valor sobe para 120 euros. Por fim, o suporte sairá por 30 dólares e 30 euros, respectivamente.
Uma pena que não terá mais os jogos da ZeniMax e suas subsidiárias… &;-D