Apesar de serem periféricos bonitos e funcionais, pessoalmente não gosto muito dos atuais controles para os consoles Xbox One/Series. Mesmo sendo bons no que fazem, eles sofreram um retrocesso em termos de design e ergonomia, se comparados ao antigo controle do Xbox 360. Por outro lado, componentes importantes como os joysticks, o botão direcional e os gatilhos, tiveram boas evoluções nestes novos projetos, ao ponto de equilibrar a comparação entre eles e os anteriores. Ainda assim, prefiro o controle do Xbox 360…
“Xbox Design Lab, the controller customization service Microsoft began five years ago, is back in action. It temporarily went offline late last year to update the design and manufacturing processes for supporting the new Xbox Wireless Controller, but the popular service is now back, and with improvements. As a refresher, the service provides almost complete freedom over customizing a standard Xbox controller, from the color of its base, back, bumpers, and triggers, to the styles of buttons and sticks.”
— by Neowin.
Inclusive, cheguei ao ponto de considerar a aquisição de controles compatíveis, fabricados por empresas especializadas como a Razer, a Mad Catz e a 8BitDo. Mas infelizmente, nenhuma delas oferecem designs mais arrojados, mantendo o mesmo padrão ergonômico (com pouquíssimos ajustes) e a mesma posição em relação aos joysticks (prefiro eles alinhados na base do controle, tal como são encontrados nos controles do PlayStation). Por isso, até então tinha muitas expectativas em relação ao retorno do Xbox Design Lab! Mas…
Para a minha decepção, o serviço em questão (designado para oferecer opções de customização, para os seus controles oficiais) apenas realiza mudanças básicas, como definições de cores personalizadas, texturas especiais para os gatilhos e até mesmo a possibilidade de realizar gravações no periférico. No entanto, o design dos dispositivos e o posicionamento dos joysticks continuam “o mesmo de sempre”! Se ao menos eles fosse mais customizáveis, tal como os controles com a série Elite, até daria para dizer… “legal”!
Nestes aspectos, DualSense (controle do PlayStation 5) leva uma clara vantagem, em comparação ao Xbox. Além do belíssimo design, da boa ergonomia (embora um pouco grande) e dos joysticks alinhados na base, ele apresenta várias inovações interessantes, como os gatilhos dotados de feedback hápticos e uma superficie com sensibilidade ao toque (apesar da falta do botão de compartilhamento). Quanto aos alternativos, existem vários modelos interessantes, com opções que vão de minimalistas e até aqueles que espelham no padrão Xbox, com direito a joysticks “desalinhados” e tudo mais!
Ainda assim, não volto de jeito nenhum para o teclado & mouse… &;-D