Para mim, como profissional e especialista em infraestrutura, estar atento as novidades referentes ao mundo da Informática & Tecnologia é mais que um requisito: é uma OBRIGAÇÃO (especialmente na função de instrutor). Em se tratando de redes de computadores, os equipamentos, periféricos e serviços relacionados, ganham uma importância especial. Especialmente nos dias atuais, com a evolução das conexões móveis e a Internet das Coisas…
“In short, AirLink MG90 5G gives first responders, transit providers, and private businesses a turnkey solution that turns any vehicle into a remote office for multiple users. Designed for installation in everything from emergency vehicles to trains and vans, AirLink MG90 5G’s ruggedized enclosure is protected against shocks, thermal conditions, moisture, and vibrations while packing a wide array of connectivity options.” — by VentureBeat.
A Sierra Wireless lançou o roteador móvel AirLink MG90 5G, um equipamento com o foco em oferecer acesso a redes WiFi e 5G por parte das empresas e instituições, que necessitem garantir a conectividade de seus usuários em situações em que o suporte a estas redes não é confiável. Para isto, o equipamento é dotado de uma carcaça capaz de protegê-lo em relação a choques, vibrações, umidade, e temperatura, além de possibilitar fixá-lo em uma grande diversidade de veículos. Resumindo: acesso a Internet em qualquer lugar!
Em termos de processamento, o equipamento é dotado de uma solução baseada nos SoCs Qualcomm Snapdragon 5G e o seu sistema possui um algoritmo otimizado, capaz der realiza o monitoramento em tempo real do desempenho das redes 4G e 5G, fazendo a comutação para aquela que oferece o melhor desempenho no momento. Por fim, o equipamento suporta vários tipos de conectividade: além do suporte as redes sem-fio (WiFi 5 e 5G), 5 portas Gigabit Ethernet, 2 portas USB e sistema próprio de GPS complementam o pacote.
Embora tenha sido cogitado para o uso de profissionais de campo (bombeiros, paramédicos e policiais) e para usuários em locomoção nos tradicionais meios de transporte (ônibus e trens), confesso que na minha cabeça veio a idéia de utilizá-la para promover a conectividade de estudantes em unidades móveis, tal como os cursos oferecidos pelo SENAI. Ou talvez não: vai lá que os estudantes prefiram se distrair acessando redes sociais como o Facebook ou Youtube, ao invés de prestarem atenção nas aulas?
De qualquer forma, estou impressionado com a solução! &;-D