No mundo dos negócios, não é raro ser surpreendido por estabelecimento de parcerias, entre empresas que atuam no mesmo segmento de mercado, especialmente quando elas enfrentam um grande concorrente. Por exemplo, já tivemos uma parceria entre a Intel e a AMD, para lançar novas unidades Intel Core dotadas de GPUs AMD Vega, assim como a nVidia e a AMD também fizeram o mesmo para a utilização de processadores AMD EPYC nos sistemas nVidia DGX A100, para o processamento de instruções voltadas para a Inteligência Artificial…
“SiFive, Inc., the founder and leader of RISC-V computing, today (7/fev) announced the company will support Intel Foundry Services (IFS) innovation fund’s goal to build innovative new RISC-V computing platforms optimized for Intel process technology. The $1B Intel fund will support the creation of disruptive technologies to address modern computing challenges, with the Intel-SiFive collaboration aiming to extend the RISC-V ecosystem. Compute blocks in future silicon chips, optimized for specific classes of workloads, require a vibrant market of semiconductor IP that is further enabled by SiFive’s leading RISC-V processor IP optimized and available to customers of IFS.”
— by SiFive Press Release.
Com o crescimento dos SoCs baseados no set de instruções ARM, a Intel se encontra em uma situação bem delicada: além de nem sequer ameaçá-la no mercado de dispositivos móveis (no qual a ARM possui um domínio absoluto), agora ela vai ser obrigada a enfrentar a concorrência da pequena empresa britânica, através das novas linhas de SoCs de alto desempenho desenvolvidos por seus parceiros, as quais prometem rivalizar até mesmo com as CPUs x86 mais poderosas do mercado! Se antes este cenário parecia improvável, devido ao fato destas CPUs serem voltadas para o baixo consumo (em detrimento da alta performance), a Apple já mostrou ao mundo que isto é perfeitamente possível, através dos seus poderosos SoCs ARM M1.
(Acredito que por isto), a SiFive (uma empresa fundada com o objetivo de promover o desenvolvimento de produtos com base no set de instruções RISC-V) estabeleceu uma parceria com a Intel, para estimular a inovação em plataformas RISC-V de alto desempenho, com base em suas CPUs! Ela irá apoiar a meta do fundo de inovação Intel Foundry Services (IFS), que por sua vez será o de construir novas e inovadoras plataformas de computação RISC-V, porém otimizados para a tecnologia de processo Intel. A SiFive também irá desenvolver uma nova plataforma RISC-V com o codinome “Horse Creek”, o qual será equipado com uma CPU multi-nuclear SiFive Performance P550, que por sua vez será baseada na tecnologia de fabricação de chips Intel 4.
Ainda em 2022 (se não houver nenhum imprevisto), teremos uma nova geração de placas de desenvolvimento RISC-V, as quais serão bastante úteis para impulsionar o crescimento de todo o ecossistema RISC-V, que será formado em sua volta. A coordenação de esforços entre a Intel e SiFive, a qual “combinará a experiência e os recursos de software de código aberto da Intel, com a experiência e IP da SiFive em RISC-V”, possibilitará ambas as empresas a consolidar este ecossistema e embora não deixem claro no anúncio em questão, certamente eles pretendem competir com a ARM! Pois diferente do set de instruções x86, o set de instruções RISC-V possui bastante similaridades em comparação ao set de instruções ARM, pois ambas são baseadas em instruções RISC e voltadas para o baixo consumo!
Se a nVidia tivesse realizado a aquisição da ARM… &;-D